domingo, 6 de junho de 2021

TURBULÊNCIAS PRESIDENCIAIS DESTEMPERADAS

No artigo ‘Uma presidente fora de si’, publicado em abril de 2016 na revista Isto É, os jornalistas Sérgio Pardellas e Débora Bergamasco relataram o desequilíbrio emocional da Sra. Dilma Rousseff, diante da iminência de perder o mandato. Segundo a Isto É, a presidente, cuja grosseria é notória, vinha exorbitando o seu destempero nos dias de tensão pré-impeachment, penosamente sentido pelos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que servem à Presidência, os quais relataram o mau humor presidencial nos ares:

Nesse período, em viagem a bordo do avião presidencial, um Airbus A319, popularmente conhecido por “Aerolula”, tripulantes e passageiros ficaram estupefatos com outro surto de Dilma. Depois de uma forte turbulência, a presidente invadiu a cabine do piloto aos berros:

– Você está maluco? Vai se f…! É a presidente que está aqui.

– O que está acontecendo? – Vociferou a mandatária-mor do País.

Não era a primeira vez que Dilma perdia o equilíbrio emocional durante um voo oficial.

No final de janeiro de 2016, o avião presidencial despencou uns 100 metros, enquanto passava pela região entre a floresta Amazônica e o Acre. O piloto preparava-se para pousar em Quito, no Equador. A presidente saiu de si. Na sequência do incidente, tratou de cobrar satisfações do piloto. Aos gritos reclamou:

Não te falei para não pegar esse trajeto? Quer que eu morra de susto, cace…?

De acordo com o artigo “Os desvarios de Dilma durante os voos já lhe renderam uma reclamação formal. Em carta, a Aeronáutica pediu para que a presidente não formulasse tantas perguntas sobre trajetos e condições climáticas nem adentrasse repentinamente às cabines para não tirar a concentração dos pilotos”.

Os jornalistas assinaram no artigo em comento que “a presidente não demonstra paciência nem mesmo para esperar o avião presidencial seguir o procedimento usual de taxiamento”. Um dos seus assessores presidenciais recorda que, certa vez, Dilma determinou à Aeronáutica que reservasse uma pista exclusiva para a decolagem de seu avião. Com isso, outras aeronaves, que estavam na dianteira, tiveram de esperar na fila por horas, atrasando as partidas desses voos e trazendo prejuízos a centenas de passageiros retidos no aeroporto ou já embarcados.

Pelo visto, o impedimento da vernaculicida “presidenta”, antecipando o seu final do mandato, trouxe um alívio à tripulação do “Aerolula”, que por mais de dois anos ficou livres dos arroubos e destemperos emocionais da ex-presidente Dilma.

Fonte: Sérgio Pardellas e Débora Bergamasco. In: Isto É/montedo.com

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Fora de forma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2020. 128p. p.72-73.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog