segunda-feira, 21 de junho de 2021

CAMILO E A COVID-19, POR QUE ELE INSISTE EM ERRAR?

Por Fábio Gomes de Matos e Sousa (*)

O governador Camilo Santana após um ano de pandemia ainda não aprendeu o que funciona no combate ao vírus Sars-CoV-2 que provoca a Covid-19. Estamos em março de 2021 em uma situação pior do que março de 2020.

Por quê? Vejamos: ele insiste em perseguir as pessoas jurídicas do Estado do Ceará. Fica claro, entretanto, que não são lojas, nem comércios, que transmitem o vírus e sim pessoas. Pessoas estas que estão liberadas para ir para farmácias, construções e supermercados tanto colaboradores quanto clientes espalhando o vírus se não estiverem usando máscaras. Quanto tempo levará o governador para entender isso.

Sim, pessoas físicas é que são responsáveis pela disseminação do vírus e aumento do número de infectados.

E o que o governador tem feito? Insistido em fechar o Estado. Se funcionasse, já estaríamos colhendo os frutos desta política.

Sugestão governador: use sua polícia para obrigar as pessoas a usarem máscaras que, tirando a vacinação, é o meio mais eficaz de evitar a transmissão do coronavírus.

Governador dê um passeio pela cidade e observe em todos os bairros, muitas pessoas circulando sem máscara ou usando de forma inadequada.

Se o efetivo de policiais estaduais e guarda municipal se dedicasse a orientar a população e distribuir máscaras e álcool gel certamente seria mais eficaz e barato.

Lembre-se que o controle com relação ao HIV ocorreu com educação aliada à distribuição gratuita de preservativos e não com a proibição de relações sexuais.

Faça como na Espanha que multou o jogador da seleção brasileira Marcelo em 18 mil reais por ele ter ido à praia sem máscara.

Após um ano de pandemia o Brasil acumula 386.000 mortos e o Ceará tem 15.000, ou seja, cerca de 1.500 mortos por um milhão tanto para o Brasil quanto para o Ceará. Enquanto o Japão tem 73 mortos por milhão (Fonte: www.worldometers.com).

Pergunta básica porque nós temos 20 vezes mais mortos por milhão de habitantes do que o Japão?

Resposta também é elementar. No Japão, máscaras são obrigatórias, repito para senhor Camilo ouvir OBRIGATÓRIAS. Pare governador de perseguir quem trabalha e busque punir quem não respeita a regra sanitária mais valiosa nesta epidemia: Uso de Máscaras.

(*) Médico psiquiatra. PhD.Professor titular de Psiquiatria da UFC.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 26/04/2021. Opinião. p.23.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog