domingo, 6 de junho de 2021

PESAR PELO FALECIMENTO DA DRA. LISE MARY ALVES DE LIMA

É com pesar que aqui registramos o falecimento da médica Dra. Lise Mary Alves de Lima, ocorrido em 05/06/2021 em Fortaleza. Nascida em Senador Pompeu-Ceará, em 9 de setembro de 1938.Completaria 60 anos de médica, porquanto fora formada pela Universidade Federal do Ceará em dezembro de 1961.

Ela foi membro titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), admitida em26 de janeiro de 2007, na qual estava presentemente vinculada como membro honorável.

Descansa em paz, caríssima confreira. Que Deus a receba em Sua mansão celestial.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

Nota do Blog: Segue abaixo uma síntese biográfica da Dra. Lise Mary Alves de Lima, elaborada por sua sucessora na cadeira 8 da ACM, acadêmica Sara Cavalcante.

Acadêmica Lise Mary Alves de Lima

Nasceu em Senador Pompeu e cresceu em Sobral, onde residiu até aos quatorze anos e recebeu o primeiro ciclo de sua instrução.

É médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1961 e cursou a Residência Médica em Hemoterapia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, enquanto, simultaneamente, concluía o curso de Pós-graduação em Imunologia na Faculdade de Ciências Biológicas.

Em Fortaleza, a Acadêmica Lise Maria foi chefe dos bancos de sangue do Hospital das Clinicas e da Maternidade escola Assis Chateaubriand, sendo depois docente na Universidade de Brasília, quando acumulou a direção do banco de sangue do hospital universitário de Sobradinho.

Em sua atividade profissional, também fez residência de um ano em Imuno-Hematologia na Universidade de Estrasburgo, na França, sob a direção do Professor Robert Waitz. Dra. Lise Maria participou de importantes Estágios no serviço do Professor Jean Dausset, Prêmio Nobel de Medicina, e no Centro Regional de Transfusão Sanguínea de Rennes, que abrilhantaram sua carreira.

Doutorou-se pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, de Botucatu-São Paulo, com a tese sobre radicais livres no sangue.

Em 2011 recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CREMEC pelos 50 anos de brilhante dedicação à medicina.

Tradutora de francês nas áreas de Filosofia e Religião, também se dedica a arte de ceramista. É imortal na ACM desde 2007.

Acad. Sara Lúcia Ferreira Cavalcante

Membro titular da ACM – Cadeira 8

* Extraído do discurso da acadêmica Sara Lúcia Ferreira Cavalcante, proferido na solenidade de posse na cadeira Nº 8 da Academia Cearense de Medicina, ocorrida no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará em 25/10/2019.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog