terça-feira, 20 de setembro de 2022

LIBERAL DE CASTRO & NEUDSON BRAGA

Por Lara Montezuma (*)

O arquiteto e urbanista Neudson Braga conheceu Liberal de Castro antes mesmo de começar sua carreira na profissão, ainda no Rio de Janeiro. Depois de chegar em Fortaleza, o profissional firmou uma parceria de anos com o cearense. Juntos, eles integraram a primeira equipe da Escola de Arquitetura e projetaram outros tantos edifícios importantes para o Ceará. Em depoimento ao O POVO, Neudson relembra os anos ao lado do amigo e corrobora a relevância de Liberal.

Encontro

“Eu conheci o Liberal antes de ser arquiteto, estudei na mesma universidade que ele no Rio de Janeiro. Depois eu recebi um dos primeiros trabalhos importantes que ele fez aqui, a ampliação do Colégio Cearense, e fiquei muito empolgado. Quando cheguei em Fortaleza, recebi um convite do reitor para assumir um cargo no Departamento de Obras da UFC e quem me recepcionou foi ele, no comecinho de 1960, talvez fevereiro. Como eu vinha do Rio, da mesma faculdade dele, a gente começou a conversar e a ter mais afinidade profissional, depois começamos a nos entender como pessoas. O jeito de agir, a inteligência e a cultura me faziam gostar de conversar com ele. Começamos também a trabalhar juntos num projeto muito importante, o Plano de Desenvolvimento da Universidade Estadual do Ceará em 1966, foi a primeira vez que surgiu a ideia dos campi. Nós também fizemos o Plano Diretor do Campus do Itaperi e as primeiras instalações da UECE”.

Parceria

“O Liberal tinha uma cultura extraordinária. Ele projetava, mas ao desenvolver o projeto ele tinha um certo receio. Então ele me entregava e eu finalizava os projetos. Ele tinha um escritório, mas trabalhava mais comigo do que no escritório dele. É uma parceria profissional que começou nas pranchetas e foi até o fim da vida. O nosso último projeto foi o Hospital Veterinário. A nossa conduta, até pessoal, é completamente diferente. Eu sou um homem moderador e ele não, a gente tinha que trabalhar juntos até para fazer essas compensações. Foi uma amizade que perdurou durante todo esse tempo sem nenhuma briga, nenhum estágio de discordância. Até mesmo no futebol, ele é Fortaleza, eu sou Ceará, essas coisas eram bem contrastantes. Mas, no final, era uma unidade. A gente tinha uma identidade própria”.

Escola

“A Escola de Arquitetura foi criada de uma forma diferente. De repente chega uma ordem para o reitor dizendo que a Escola tinha sido criada no decreto do Castelo Branco e seria incorporada na Universidade. O reitor convidou eu, Liberal, Armando Farias e Ivan Britto para assumir a Escola. Foi a primeira Escola de Arquitetura, em junho de 1964, e em 1965 já deveria começar. a funcionar. Eu e o Liberal saímos viajando pelo Brasil, conhecendo pessoas, discutindo programação. A gente saía para comprar coisas para montar a biblioteca da Escola, que não tinha um livro, dentro de seis meses virou uma biblioteca modelar, um acervo incrível. Foi tudo feito nesse começo. Nos móveis, nós fomos às fábricas. Tudo foi comprado por nós dois, saímos como caixeiros viajantes. Nós fomos muito convidados para eventos, antes de formar a primeira turma, nós ganhamos um prêmio internacional na Bienal de São Paulo pela Escola".

Amizade

“É uma amizade que eu considero preciosíssima. Minha mulher adoeceu e faz hemodiálise há dez anos. Ele telefonava diariamente, às 19 horas, para me animar e saber dela. É algo emocionante. Quando eu via que ele estava se aproximando do fim, me dava um desalento saber que aquela cabeça, aquela memória extraordinária, a cultura.... Ele não era um homem de arquitetura, era um homem da cultura geral. Foi um homem que abriu a história do Ceará de uma maneira diferente, ele analisava como arquiteto, do geral para o particular. Em todos os momentos da vida dele eu estive com ele e estou com ele através de orações, dos pensamentos. Sempre pensando nos desafios que enfrentamos juntos. A saudade é profunda, o carinho que as pessoas têm por ele não é em vão”.

(*) Jornalista. Colunista de O Povo.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 18/09/22. Aguanambi 282, p.17 (Plataforma OP+ Streaming).


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog