domingo, 4 de setembro de 2022

ANDRÉ BASTOS GURGEL: uma voz que clama no deserto

 

Em 28 de abril de 2022 foi lançado no Auditório da Faculdade Rodolfo, do Instituto do Câncer do Ceará, em Fortaleza, o livro “Vox Clamantis in Deserto: crônicas e ensaios”, de autoria do professor e tradutor André Bastos Gurgel. A obra é apresentada pelo Acad. Marcelo Gurgel e prefaciado pelo Frei Hermínio Bezerra de Oliveira, OFMCap., um conceituado filólogo e etimologista.


André Bastos Gurgel estudou, do ensino infantil ao ensino médio, no Colégio Christus, um tradicional estabelecimento educacional de orientação católica situado em Fortaleza.

Propiciar uma escola de excelência para a sua instrução formal, facilitar para que dominasse o idioma de Shakespeare, tornar acessíveis bons livros e música de qualidade, possibilitar o carimbo do seu passaporte para conhecer outros países, foram ações que trouxeram a ele uma notável experiência e muitos benefícios que lhe foram aportados no passar dos anos.

Desde a tenra infância, André Gurgel despertou a sua atenção para a música, habilitando-se no manejo da flauta doce e do bandolim, tornando-se, inicialmente, um jovem apreciador do chorinho e depois em um entusiasta do “bel canto”, o que o levou a estudar o italiano para melhor compreender as óperas e aprender a cantar árias, o que bem faz com a sua voz de tenor.

Em julho de 2002, em seus 15 anos de idade, foi providencial absorver um curso intensivo, no formato de imersão, em Dan Lahòire, na Irlanda, o que concorreu para reforçar o domínio da língua inglesa, adquirido ao longo dos anos nas aulas particulares com o Prof. Jesper, com quem André também aprendeu a falar o dinamarquês e se iniciou no alemão.

Em março de 2007, quando em visita a New York City, ao passar por Chinatown, ele pode comprovar a sua capacidade de comunicação em mandarim ao dialogar, naturalmente, com transeuntes de origem chinesa.

Por iniciativa própria, André buscou abeberasse do conhecimento de várias línguas, ditas mortas, como sânscrito, hebraico, anglo-saxão, occitano antigo, babilônio etc., bem como idiomas de restrito uso, a exemplo do ladino, do aragonês e do gaélico escocês; este último mediante curso intensivo realizado em Edimburgo, na Escócia, em julho de 2016.

Como bom poliglota, ele não se descuidou de aprender a falar idiomas modernos, dominando inglês, francês, castelhano, italiano, alemão, mandarim e dinamarquês, o que fez por meio de cursos de formação diversos e de pesquisas e contatos com experts, via internet, tornando-se tradutor e intérprete dessas línguas. Para assegurar o seu bom desempenho nesse métier, fez cursos de tradutor profissional e de oratória.

O aprendizado de outros idiomas levou-o também a estudar, como autodidata, o russo, o romeno, o galego, o catalão, o híndi e o hebraico moderno.

Além de suas palestras avulsas, o Prof. André ministrou cursos sobre “A Divina Comédia” no Istituto di Cultura Italiana di Fortaleza e de “Literatura Universal” na Faculdade Católica de Fortaleza e organizou um evento sobre “Cultura Nordestina” na Faculdade Rodolfo Teófilo, instituição em que mantém vínculo profissional. De forma independente, ele criou um grupo de WhatsApp, denominado Clube Parnasiano, por meio do qual divulga os cursos avulsos que exibe a diferentes públicos.

Na Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará (Sobrames/CE) participou como palestrante de quatro “Semeando Cultura”, que serviram de atrativos para um curso “Introdutório de Literatura Universal”, inserido na programação oficial do XXVIII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores. Por conta da sua atuação em prol da Sobrames/CE, foi aquinhoado com o título de membro benemérito dessa sociedade.

André Gurgel, ao lado do seu conhecido apego à leitura, também ostenta a feição de um escritor fecundo, transitando em diversos gêneros literários: crônicas, contos e ensaios.

Desde 2017, como autor convidado, André Gurgel toma parte na Antologia Anual da Sobrames/CE, estando esses seus trabalhos enfeixados na Parte I do seu livro de estreia. A Parte II reúne três trabalhos publicados na revista Scriptorium e um quarto já aceito para publicação nesse veículo oficial da Associação Brasileira de Bibliófilos.

Entre 2016 e 2018, publicou em inglês dezenas de artigos na home page da Carmenta School of Latin, uma escola dedicada a línguas clássicas situada nos EUA; alguns desses artigos foram por ele vertidos ao nosso vernáculo a fim de integrar esse livro (Parte III).

As Partes IV e V estão compostas, respectivamente, de alguns textos esparsos, publicados em outros veículos, e outros inéditos. A Parte VI, ao final, dispõe em anexo e em apêndices elementos que bem qualificam o autor dessa obra, a exemplo do seu perfil traçado pelo médico e escritor Flávio Leitão, perlustrado imortal de várias academias médicas e literárias cearenses.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

Publicado In: Jornal do médico digital, 3(27): 36-38, julho de 2022. (Revista Médica Independente do Ceará). Arquivo RD_07~2022_Baico.pdf

Postado No Blog do Marcelo Gurgel em 4/09/2022.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog