sexta-feira, 9 de setembro de 2022

PESAR POR PROF. JOSÉ LIBERAL DE CASTRO

 

Faleceu hoje, sexta-feira, 9/09/2022, aos 96 anos de idade, o professor e arquiteto José Liberal de Castro, um dos pioneiros da moderna arquitetura no Nordeste e considerado referência às gerações de arquitetos formados no Ceará.

Graduado em Arquitetura, em 1942, pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, foi fundador do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) em 1957 e, também, um dos responsáveis pela criação da Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1964.

Lecionou, durante décadas, as disciplinas de História da Arte, Projeto Arquitetônico e História da Arquitetura e do Urbanismo, até 1995, quando se aposentou da UFC.

Foi o principal responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos de edificações diversas, como prédios comerciais (Palácio Progresso, em 1964), escolares (Escola Padre José Nilson, em 1961, Anexo do Colégio Cearense, em 1957), esportivos (Estádio Castelão, 1969), hoteleiros (Hotel Colonial, 1974), agências bancárias e edifícios da área de Saúde (Hospital Infantil Albert Sabin, em 1972, e o Hemoce de Fortaleza, em 1975).

Por sua profícua atividade profissional, dentre outras homenagens, o professor Liberal de Castro recebeu: a Placa de Prata do Mérito Cultural da Fundação Cultural da da Prefeitura Municipal de Fortaleza em 1994; o Troféu Sereia de Ouro, do Grupo Edson Queiroz, entregue pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação em 2017; e a Medalha Iracema da Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2018.

Ingressou como sócio efetivo do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico em 22/04/1991 e foi um assíduo colaborador da Revista do Instituto do Ceará, na qual publicou robustos ensaios, indicativos do vigor intelectual que bem o caracterizava.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Sócio efetivo do Instituto do Ceará

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog