terça-feira, 20 de setembro de 2022

AIRTON MONTE: Especial Vida & Arte IV

 

MEU NOME É MULTIDÃO

Organizado por Lara Montezuma, jornalista de O POVO

Airton Monte: Dia de ficar alegre

Ponto de vista escrito pelo jornalista e cronista Demitri Túlio.

"Somente numa mesa de botequim é que se realiza a verdadeira e legítima democracia". Para o momento, Airton Monte não poderia estar tão vivo entre os mamíferos de dois pés que ainda habitam a provinciana cidadela do mar. O médico não parecia um "doutor", era desses sujeitos iludidos com a literatura. Graças a Deus (na verdade, a São Francisco), ao Fortaleza e ao Botafogo. Não sei em qual momento tivemos uma paixonite um pelo outro. Talvez o escritor e o repórter.

Paixão infiel já na última década de seus dias por aqui. Dessas de só ter abraços sinceros quando, raramente, nos encontrávamos ou eu inventava de levá-lo para conversas-entrevistas com os alunos da Uni7. Olhos por trás dos óculos fundo de garrafa, boina feia nos cabelos lisos e o livro "Moça com flor na boca" dentro de saco de mercantil. Foi um dos últimos encontros. O último fomos entrevistá-lo, em sua casa, para as Páginas Azuis do O POVO. Lia de Paula, Eu, Felipe Araújo, Cláudio Ribeiro e Luiz Henrique Campos.

Já lia suas crônicas. Gostava da maioria, mas reclamava quando se metia a machista. Tão declarado para Sônia e muitas vezes, metido a macho sem precisão. É porque sempre idealizamos quem escreve. E somente dentro de casa, no cotidiano imperativo, sabemos da alma e do corpo do cronista. Era um rapaz gente boa com defeitos e delícias. Hoje, dia de sua partida, não vou sentir pena por não estar entre nós. Vou ficar alegre por tê-lo convivido entre páginas do jornal, bilhetes e encontros marcantes. Viveu o que tinha de viver, frescou, farreou o Benfica, fumou o quanto quis, amou Sônia. Também fez raiva a ela e à Bárbara, foi bajulado e deixou uma prosa escrita para quem quiser visitá-lo vivo ainda. Vivinho da Silva."

Fonte: O POVO, de 10/09/2022. Vida & Arte. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog