terça-feira, 27 de setembro de 2022

VIVA LIBERAL DE CASTRO!

Por Joaquim Cartaxo Filho (*)

Encontrei com o Mestre Liberal de Castro, pela última vez, sob chuva e separados pela grade que estabelece a fronteira entre o jardim da casa dele e a calçada da rua Gervásio de Castro. Era uma manhã de 2021. Estávamos ainda ameaçados pelas variantes da Covid-19. Eu não estava mais confinado em casa, havia retornado ao trabalho. Já ele continuava retido.

A prosa rolou quanto à fita K7 que achou entre as "coisas desorganizadas" do escritório dele em casa, como costumava comentar, cujo conteúdo era o depoimento do arquiteto Nestor de Figueiredo tomado pelos arquitetos Eliane e Amaurício Cortez, então estudantes.

Ouvia-o. Ora dizia sim, ora afirmava com a cabeça. Até que o interrompi e indaguei sobre o que ele queria que eu fizesse com a fita. Então, me solicitou que desse um jeito de transcrevê-la, pois supunha ser relevante para a memória da cidade.

Daí fui à luta: encontrar um toca fita para rodar um K7 com 40 anos. Achei o especialista que a recuperou e transferiu o conteúdo para o meio digital. Quanto à transcrição, a encaminhei ao Liberal e lhe telefonei para saber o que fazer com a fita. Me disse que encontrasse uma que a conservasse.

Sobre a transcrição, perguntei-lhe se iria trabalhá-la e editá-la na revista do Instituto do Ceará, onde publicava ensaios. Respondeu-me: você que mexe com planejamento urbano examine o depoimento do Nestor e publique a análise, sem esquecer de registrar os créditos relativos ao Amaurício e a Eliane.

Assim, desde as aulas da graduação e pós, Liberal me fez trilhar os caminhos surpreendentes da história da arquitetura e do urbanismo; me fez compreender e me comprometer com a produção espacial do lugar, conectada com a dimensão universal cujos elementos arquitetônicos identificava na arquitetura popular, adaptada ao ambiente semiárido cearense. Neste sentido, prefaciou meu livro "A cidade fatual", argumentando que a pobreza e exclusão social não se tratavam de um problema unicamente de Fortaleza.

Liberal deixou-nos no dia 9/9/2022, mas legou-nos a obra do intelectual da arquitetura que arrancava do passado, presente no patrimônio histórico edificado, as possibilidades ofertadas pelos futuros.

Viva Liberal de Castro!

(*) Arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 26/09/22. Opinião, p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog