quarta-feira, 14 de setembro de 2022

TUTELA

Por José Lima de Carvalho Rocha (*)

Durante a infância e adolescência é necessário o acompanhamento e orientações realizados por parte dos adultos responsáveis. A missão é permitir que as crianças cheguem à vida adulta com autonomia. Saibam interpretar coisas, acontecimentos e pessoas. Quando muitos adultos não conseguem interpretar mensagens, quando precisam da ajuda de outros adultos para decidir, assumir caminhos com suas dificuldades e benefícios, é correto afirmar que vivemos em uma sociedade doente.

Ainda com a ajuda de humanos, os computadores evoluem. Entre outras atividades compilam informações sobre tendências comportamentais de milhões de pessoas, podendo assim indicar carências humanas do presente e do futuro. Pessoas que não conseguem interpretar o mundo que as cerca com as suas intrínsecas circunstâncias, estão fadadas a ser tuteladas por homens e máquinas.

A educação formal ainda trabalha com o pressuposto de que alunos precisam memorizar informações, já que o acesso aos livros seria difícil. As informações necessárias ao trabalho e a vida cotidiana estão disponíveis, para os que as sabem interpretar, nos celulares e em outros equipamentos. Os livros podem ser transportados na forma digital. Não precisamos memorizar em quantidade e qualidade como fazíamos no passado recente.

A grande maioria das entidades públicas e da livre iniciativa seleciona candidatos por meio de provas que avaliam a capacidade de memorizar conteúdos e pouco a capacidade de resolver problemas. O ensino básico brasileiro, por sua vez, prepara seus egressos para estas provas. As escolas não mudam, pois, as seleções não mudam, ou as seleções não mudam, pois, as escolas não evoluem? Essa evolução consiste em estabelecer processo de ensino-aprendizagem onde a capacidade de resolver problemas oriundos do mundo real seja preponderante.

Não existe possibilidade de resolver problemas, sem que previamente exista a capacidade de interpretar. Precisamos diminuir significativamente a quantidade de adultos tutelados e tuteláveis. Os procedimentos educacionais hoje vigorando em nosso País precisam mudar.

(*) Médico e pedagogo. Reitor do Centro Universitário Christus (UniChristus) e diretor do Colégio Christus.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 3/09/2022. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog