domingo, 11 de setembro de 2022

LUCIANO PINHEIRO: ênfase à saúde da mulher na Academia Cearense de Medicina

 

            Luciano Silveira Pinheiro, filho de Renato Vitoriano Pinheiro e de Francisca Nadir Silveira Pinheiro, nasceu em Fortaleza-CE, em 12 de setembro de 1940.

Como arrimo de família, para ajudar no sustento da família, ainda adolescente, Luciano Pinheiro começou a trabalhar na Seção de Fomento Agrícola do Ministério da Agricultura no Ceará, exercendo a função de Office Boy (Contínuo) e de datilógrafo.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963, concluindo o seu curso médico em 1968.

O Dr. Luciano Silveira Pinheiro cumpriu Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (GO) na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da UFC (1969 a 1970).

Sua formação acadêmica, com a pós-graduação stricto sensu, iniciou com o Mestrado em Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FM/USP-RP), concluído em 1979, quando defendeu a dissertação Perfil histoenzimológico do carcinoma de mama. Correlação com o percentual de cromatina sexual e a gradação histológica da neoplasia, recebendo nota 10,0 da banca examinadora.

Na mesma FM/USP-RP cursou o Doutorado em Tocoginecologia, que concluiu em 1985, com a defesa da tese Perfis hormonais e anátomo-patológicos em pacientes portadoras de displasia mamária, antes, durante e após tratamento com antiestrogênico, aprovada com nota máxima da banca examinadora.

O médico Luciano Pinheiro foi staff da Clínica Obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (ex-INAMPS), sob a chefia do Prof. Francisco das Chagas de Oliveira, no período de 1970 a 1991 e Assistente Médico do Diretor desse hospital, no período de 1974 a 1975.

Foi professor colaborador de Ginecologia e Obstetrícia do Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFC, de 1974 a 1976, lotado no Departamento de Saúde Comunitária.

Em 1981, ao ser aprovado em Concurso Público para Professor Assistente de GO, com a média 10, foi admitido como docente efetivo da UFC, assumindo suas funções docentes no Departamento de Saúde Comunitária e prestando serviços assistenciais na MEAC.

Cumprindo os interstícios da vida acadêmica foi promovido a Professor Adjunto e coroou sua carreira ao ser aprovado, com a média 9,24, no Concurso Público de Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFC, quando defendeu a tese Estudo do tratamento cirúrgico de 33 pacientes portadoras de prolapso vaginal pós-histerectomia, em junho de 1998.

Em seu vínculo funcional com a UFC (1981-2010), se ocupou dos seguintes feitos: Chefe de Equipe de Plantão da MEAC, no período de 1971 a 1985; Coordenador do Internato Médico da MEAC, de fevereiro de 1984 a junho de 1995; Chefe do Departamento de Saúde Comunitária, de junho de 1995 a junho de 1996; Com apoio do Prof. Chagas Oliveira e do Dr. Alberto Oliveira, criaram o Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da UFC, em julho de 1996, sendo eleito chefe por dois mandatos; Teve efetiva e decisiva participação para a recriação da Faculdade de Medicina, que fazia parte do CCS, desde 1969, apenas como Curso de Medicina.

Publicou o livro Displasia mamária: abordagem atual. Fortaleza: Imprensa UFC, 1987 (edição esgotada) e foi coeditor dos livros: 1. REMÍGIO NETO, José. Temas de obstetrícia. Recife: UFPE, 2001; 2. CALTABIANO, Maria de Lourdes e cols. Ginecologia baseada em problemas. Fortaleza: LCR, 2011; e 3. RIBEIRO FILHO, Antônio. Anatomia humana da parede e cavidade abdominal e pélvica aplicada ao trauma. Fortaleza: Premius, 2016.

É autor dos seguintes capítulos de livros: 1. Ruptura uterina e descolamento prematuro de placenta; 2. Etanol, fumo e gravidez; 3. Descolamento prematuro de placenta, amniorrexe prematura e hemoglobinopatias; 4. Prevenção de câncer do colo uterino, câncer do colo uterino, carcinoma de endométrio, sarcoma de útero, prolapso de órgãos pélvicos e incontinência urinária; e 5. Trauma pélvico em ginecologia e obstetrícia.

Sua produção científica se destaca ainda pela publicação de oito artigos em periódicos médicos estrangeiros e 42 em revistas brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia. Em Congressos e Jornadas de GO, o Dr. Luciano Pinheiro teve 120 participações ativa, via conferências, mesas redondas e aulas proferidas, e apresentou 48 trabalhos.

Participou em Bancas Examinadoras de Mestrado (3), Doutorado (3) e concursos públicos para a docência superior (9), sendo uma de Auxiliar de Ensino, três de Professor Assistente e cinco de Professor Titular.

O Prof. Luciano Pinheiro foi dignificado como Professor Emérito da UFC (2013) e agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (2018).

Após a aposentadoria docente o Prof. Luciano Pinheiro foi membro do PROPAP (Programa do Professor Aposentado da UFC), com o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa sobre endometriose cicatricial (2017-2020).

Atualmente, mantém-se proativo no ensino e na pesquisa médica, passando também a incursionar no campo literário, como cronista e contista. O conto A Lenda dos Ovos, de sua autoria recebeu Menção Honrosa, no V Prêmio Ideal Clube de Literatura, em 2002. O seu livro “Rascunhos Dispersos” encontra-se em fase final de redação.

Eleito em 22/06/2022, sob o número acadêmico 129, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) em 22/07/2022, assumindo a Cadeira 48, patroneada por Newton Teófilo Gonçalves, que era antes ocupada pelo Acad. Pedro Henrique Saraiva Leão, falecido em 2022, sendo saudado pelo Acad. Sebastião Diógenes Pinheiro.

A entrada do perlustrado tocoginecologista no sodalício médico cearense possibilita a expansão da temática da saúde da mulher no âmbito dessa confraria.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da cadeira 18 da ACM

*Publicado In: Jornal do médico digital, 3(28): 41-44, agosto de 2022.

RD-28-Agosto-2022-app.pdf (jornaldomedico.com.br)



Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog