quarta-feira, 21 de setembro de 2022

FAMÍLIA TEM CHEIRO DE DEUS

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

A proposta cristã resume-se no amor. O amor é o distintivo que nos identifica, é a síntese da Lei da Nova Aliança, é o estatuto que fundamenta a comunidade cristã.

Somos conhecidos como seguidores de Cristo pela nossa capacidade de amar, porque onde existe amor, Deus aí está.

A nossa religião deve ser a religião do amor, não das leis, das exigências, dos ritos externos. Precisamos ser portadores da presença do Amor de Deus no mundo.

Falando em amor, para celebrar a semana dedicada à família, que terminou no último dia 20, trago algumas reflexões, baseadas nos pronunciamentos do Papa Francisco sobre o matrimônio e família, instituições que devem ser exemplos da expressão máxima do amor. Defendo as famílias e decidi me dedicar a elas e auxiliá-las nessa trajetória tão desafiadora.

Sem família não há humanidade, a família é importante, é necessária para a sobrevivência da humanidade. Se não existe a família, a sobrevivência da humanidade corre perigo.

Não é possível uma família sem sonho. Quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se. Por isso, é muito importante recuperar o amor, através do sonho de cada dia.

Cada filho é um milagre: um filho muda a vida! Num mundo marcado pelo egoísmo, a família numerosa é uma escola de solidariedade, partilha, que beneficia toda a humanidade.

O amor supera dificuldades, em toda família há dificuldades, mas essas são superadas com amor. O ódio não supera nenhuma dificuldade. A divisão dos corações não supera nenhuma dificuldade. Amor é festa, amor é a alegria, o amor é seguir em frente.

O matrimônio não é um caminho suave, sem conflitos. Não seria humano se fosse, é uma viagem laboriosa, chegando a ser conflituosa, mas isto é a vida! É normal que esposos briguem.  Costumo dizer que casamento sem problemas é um problema sério.

A harmonia que vem de Deus e só Ele sabe criar a harmonia, a partir das diferenças. Se falta o amor de Deus, a família também perde a harmonia, prevalecem os individualismos, se apaga a alegria. Pelo contrário, a família que vive a alegria da fé, comunica-a espontaneamente, é sal da terra e luz do mundo, é fermento para toda a sociedade.

Família tem cheiro e é sonho de Deus.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 27/08/2022. Opinião. p.20.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog