quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

POSSE DA DIRETORIA DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS (Biênio 2023-2024)

Na noite de ontem, 24/01/2023, começando às 19h30, aconteceu a posse da Diretoria da Academia Cearense de Letras (ACL), com mandato no biênio 2023-2024.

O Acad. Lúcio Alcântara, em discurso claro e objetivo, iniciado pela referência de que a fala do que se despede do cargo deva ser curta para preservar um tempo mais estendido ao que vai tomar posse, a fim de que o novo dirigente possa discorrer sobre o seu plano de trabalho a levar a cabo em sua gestão.

Com efeito, esse propósito foi cumprido, mas o ex-presidente anunciou que, há dois anos, ao tomar posse no comando da ACL em 2021, o fizera de forma virtual à conta das normas sanitárias estipuladas em decorrência da pandemia provocada pelo SARS-CoV2, entre nós.

A despeito de ter tido um mandato transcorrido, em boa parte, na vigência das restrições impostas pela vigência da pandemia, o presidente Lúcio Alcântara, adaptando-se às condições do formato de comunicação remota, via eletrônica, conduziu a sua gestão plena de atividades, resgatando o compromisso de pugnar pelo crescimento do sodalício que firmara, quando de sua posse, como membro titular, ocorrida há 35 anos.

Finda a sua fala de transmissão de cargo, em que prestou contas de suas profícuas realizações, ele passou o cargo de presidente ao Acad. Tales de Sá Cavalcante, o qual, em ato contínuo, empossou os componentes da nova diretoria e proferiu o seu discurso de posse, começando por rememorar a duradoura amizade que ele mantém com o presidente anterior, como herança dos profundos laços de amizade entre seus progenitores. Aproveitou o momento para salientar que o Acad. Lúcio Alcântara abrira mão de um segundo mandato, que lhe era de direito, ratificando a intenção manifesta pelo mesmo ao ser empossado na presidência do silogeu.

Em um bem engendrado elóquio acadêmico, o novo presidente se valeu da menção a escritos de Bertolt Brecht, de Carlos Drummond de Andrade e de Chico Buarque, "enquadrilhando" as relações interpessoais, e coroando a sua locução por meio de uma articulação de atributos de reverência a cada confrade e confreira integrante da mais antiga arcádia literária em funcionamento no Brasil.

Dentre os membros da mesa diretora dos trabalhos dessa Sessão Solene, é oportuno assinalar a participação do escritor Antônio Torres, como representante da Academia Brasileira de Letras, da qual é um dos seus imortais, que brindou a audiência enaltecendo a tradição literária do Ceará e dos aqui nascidos.

Com a expressiva presença de autoridades e de um grande público, a Solenidade teve lugar na sede da ACL no majestoso Palácio da Luz, cujas dependências ficaram lotadas de tantos amigos, intelectuais, empresários, formadores de opinião, que prestigiaram a posse do Acad. Tales de Sá Cavalcante, augurando uma proficiente gestão à frente da ACL.   

Parabéns aos dirigentes recém-empossados na ACL.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Letras – Cad. 25

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog