sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

PESAR PELO FALECIMENTO DO CARDIOLOGISTA E POETA SÉRGIO MACEDO

Francisco Sérgio Menescal de Macedo nasceu em Fortaleza, no dia 31 de agosto de 1948, filho de Isaac Dias de Macedo e Maria Violeta de Macedo.

O Dr. Sérgio Macedo graduou-se em Medicina, pela Universidade Federal do Ceará, em dezembro de 1972.

Fez Residência Médica em Cardiologia no Hospital de Messejana, do então INAMPS, em Fortaleza, e cursou especializações no Instituto Dante Pazzanese e no Hospital da Beneficência Portuguesa, ambos situados em São Paulo-SP.

Foi médico do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e mantinha uma concorrida clínica particular, como cardiologista, detentor de vasta clientela, fruto de um labor exercido com dedicação e competência.

Era associado das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Pneumologia e das regionais cearenses dessas especialidades.

Segundo ele próprio, em sua minibiografia, “escreve poemas e participou de muitas coletâneas da Sobrames-CE, inclusive de Coletâneas “Pré-Sobrames”, idos de mil novecentos e setenta e poucos”.

Como sócio da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará (Sobrames-CE), participou das seguintes antologias: Encontram-se (1983), Criações (1986), Anseios da Face (2005), Recidivas (1998), Sinais Vitais (1999), Palpitações (2000), InPulsos (2001), Rima Labial (2002), Para os Devidos Fins (2003), Inspiração (2006), Receitas Literárias (2010), Passeata Literária (2011), Murmúrios Literários (2012), Letras Que Curam (2013), Digno de Nota (2014) e Ritmo Literário (2015).

Colaborava também nas coletâneas Policromias da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil) e nos jornais literários mensais Binóculo e Mensageiro da Poesia.

Foi membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, já tendo sido seu secretário, sendo atualmente sócio honorário dessa confraria literária.

Foi acadêmico fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores (Acemes), ocupante da Cadeira 28, patroneada pelo Prof. Célio Brasil Girão, ilustre cardiologista cearense, de quem o Dr. Sérgio Macedo fora colega, discípulo e amigo.

O abrupto falecimento do cardiologista, e poeta de alma sensível, Sérgio Macedo, vítima de acidente sofrido quando pilotava um ultraleve, ocorrido na tarde de ontem (5/01/2023), em Aquiraz-CE, teve grande repercussão nas mídias locais do Ceará e causou grande consternação em seus tantos colegas, amigos e pacientes.

O Dr. Sérgio Macedo contava com 74 anos de idade e se encontrava em plena atividade profissional, tendo em dezembro último completado o jubileu áureo da sua formação médica.

Foi com intangível pesar que se deu a conhecer a perda de um valoroso e tão querido ser humano, cuja partida terrena deixa incontida saudade entre os que aqui permanecem, apenas mitigada pelo reconhecimento do lema “Sic transit gloria mundi”, exposto no medalhão acadêmico da Acemes.

Segue em paz e seja acolhido nos braços misericordiosos do nosso Pai, caro Sérgio Macedo.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sobrames/CE e da Acemes

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog