sábado, 28 de janeiro de 2023

Assembleia celebra centenário do advogado Luiz Carlos da Silva

 

Os 100 anos de nascimento do advogado e intelectual Luiz Carlos da Silva foram celebrados em sessão solene nesta terça-feira (14/08/2018), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. O evento atendeu a requerimento do deputado Heitor Férrer (SD).

De acordo com o deputado Heitor Férrer, a homenagem se justifica em face da personalidade íntegra do advogado Luiz Carlos da Silva, que faz parte de um rol de nomes que honram a história do povo cearense. O parlamentar enfatizou ainda a trajetória do advogado como homem público e, em especial, como líder dedicado nas lides jurídicas, tendo sido um “defensor persistente e audaz da Justiça”.

Esse trabalho, nas lides advocatícias, valeu-lhe a escolha para ser patrono de uma cadeira na Academia Cearense de Direito. Há de se lembrar a figura altiva do mestre a educar-lhe ações, imprimindo a marca indelével de sua sapiência e de sua serenidade em todos aqueles que tiveram a grata sorte de privar de sua convivência e de seus ensinamentos”, destacou.

O advogado e professor Sérgio Gurgel Carlos da Silva agradeceu a homenagem concedida ao pai e relembrou um episódio vivido em 22 de dezembro de 1976, data da sua colação de grau em Direito.

Eis que, minutos antes, meu pai chamou-me reservadamente para uma última admoestação: 'Se você quer ser um advogado, então seja honesto. Mas, se não é seu desejo ser advogado, seja então apenas honesto'. Ele fez da sua profissão um credo de vida, a honestidade e o conhecimento na área do Direito. Ele exigia que, para o exercício dessa profissão, para acompanhá-lo e seguir seus passos, deveria ser, antes de tudo, um advogado honesto”, relatou.

O presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro, ressaltou que Luiz Carlos da Silva é um nome que figura ao lado de personalidades como Farias Brito, Clóvis Beviláquia e Heráclito Graça.

O advogado Luiz Carlos, formado pela Salamanca cearense em 1947, integrando a turma Sobral Pinto, levou a sério o patrono de sua turma e avançou, sem claudicar, a tremular na profissão o estandarte que Sobral Pinto modificou: 'a advocacia não é uma profissão de covardes'. E assim, com a altivez e a sensibilidade de quem venceu na vida, Luiz Carlos tornou-se ícone e exemplo para o povo do outrora bucólico Otávio Bonfim, bairro de nossa capital”, salientou.

Para o biógrafo e ex-aluno do homenageado Vicente de Morais, Luiz Carlos da Silva era a “enciclopédia ambulante do bairro Otávio Bonfim”, expressão que utilizou para se referir ao advogado em livro de sua autoria sobre a história do bairro. “Não existe um só cidadão ou senhora que morasse em Otávio Bonfim que não aprendesse com ele a ser gente, educado civilmente dentro de uma sociedade, prestando um comportamento de excelência que ele sempre ensinou”, pontuou.

Os filhos do advogado Luiz Carlos da Silva – Paulo, Márcia, Marcelo, Sérgio, Meuris, Germano, Luciano, Magna, José e Mirna – receberam o certificado em homenagem póstuma ao pai, por ocasião do seu centenário de nascimento.

Também participou da solenidade o médico e filho primogênito de Luiz Carlos da Silva, Paulo Gurgel Carlos da Silva.

Nota do Blog: Encontrei, recentemente, na home page da Assembleia Legislativa do Ceará a notícia, acima transcrita, da sessão solene em homenagem póstuma pelo centenário de nascimento de Dr. Luiz Carlos da Silva, conduzida por iniciativa do deputado estadual Heitor Férrer, a quem a nossa família muito agradece.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva, filha

Editor do Blog

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog