domingo, 29 de janeiro de 2023

GLAUCO LOBO: a Academia Cearense de Medicina o recebe de peito aberto

 

José Glauco Lobo Filho nasceu em Fortaleza em 13 de julho de 1951, filho de José Glauco Bezerra Lobo, professor de medicina legal da UFC e cirurgião torácico do Hospital de Messejana e Hospital de Maracanaú, e de Artamilce Moreira Guedis Lobo, professora e orientadora educacional.

José Glauco fez o Ginásio e os dois primeiros anos do científico no Colégio Militar de Fortaleza, durante seis anos, no período de 1963 a 1968, e o terceiro ano no Colégio Sagrado Coração de Jesus em 1969.

Aprovado no vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Glauco Lobo ingressou no Curso de Medicina em 1970, graduando-se médico em dezembro de 1975. Durante a sua graduação, cumpriu vários estágios extracurriculares, tendo sido estagiário em: cirurgia no Hospital de Maracanaú (Cirurgia Torácica), do primeiro ao sexto ano; cirurgia cardíaca no Hospital das Clínicas da UFC, do quarto ao sexto ano; e emergência do Instituto Dr. José Frota, do quinto ao sexto ano médico.

O Dr. Glauco Lobo Filho cumpriu a Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFC, o atual Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em 1976 e 1977.

Após essa primeira Residência Médica, o Dr. Glauco Lobo Filho seguiu para Paris-França, a fim de se especializar em Cirurgia Cardiovascular, realizando, inicialmente, a Residência Médica em Cirurgia Torácica e Cardiovascular no Hospital Broussais, da Universidade de Paris, nos anos de 1979 e 1980, sob a chefia do Professor Charles Dubost, tendo convivido com o Professor Alain Carpentier, ao tempo em que fez, em 1980, o estágio de aperfeiçoamento em Cirurgia Torácica no Hospital Foch, de Paris, tendo por orientador o Professor Toty. À conta desses estudos, foi aquinhoado, em 1980, com o título de Assistente Estrangeiro da Faculdade de Medicina de Paris.

Complementou a sua formação técnica por meio de outros estágios de aperfeiçoamento em: Cirurgia Cardiovascular, no Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Broussais (1984); Cirurgia Valvar, Revascularização do Miocárdio e Transplante Cardíaco, no Washington Hospital Center (USA) (1987), sob a orientação do Dr. Mitchell Edson; Transplante Cardíaco, no Serviço de Cirurgia do Hospital Marie-Lannenlongue, da Universidade Paris Sud (1991), sob a orientação do Professor Neveux; e Cardiopatias Congênitas, no Centro Cirúrgico do Hospital Marie-Lannenlongue da Universidade Paris Sud (1991), sob a orientação do Professor Claude Planché.

A sua trajetória de especialista em cirurgia cardiovascular, ratificada pelo Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular conferido pelo Conselho Federal de Medicina em 1982, é marcada por grandes feitos, a começar no ano de 1986, quando foi admitido no Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário Walter Cantídio, do qual foi o Coordenador no período 1990 a 2010. A partir de 1990, foi fundador e colaborador na implantação de vários serviços de cirurgia cardiovascular em Fortaleza e no Estado do Ceará.

O Dr. Glauco Lobo coordenou a equipe e realizou o primeiro e o segundo transplante cardíaco no Ceará, respectivamente, em fevereiro e maio de 1993. Foi o pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil na aplicação e divulgação das técnicas de reconstrução da valva mitral (plástica mitral) e pioneiro no Ceará na implantação e consolidação da cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea e sem manuseio da aorta.

Com a carreira médica sacramentada e consolidada, ele decidiu investir, mais intensamente, no campo da pesquisa, com vistas à possível inserção na docência superior, voltando-se ao ensino e à formação de médicos.

Para tanto, em 1997, ingressou no Mestrado de Farmacologia do Departamento de Farmacologia e Fisiologia da UFC, obtendo o diploma de Mestre em 1998, ao defender a Dissertação “Proteção do miocárdio isquêmico de coelho, utilizando-se perfusato enriquecido com glutation”, tendo por orientador o Prof. Dr. Manassés Claudino Fonteles.

Em 2001, matriculou-se no Doutorado em Cirurgia (área de Cirurgia Cardíaca) Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vindo a obter o Diploma de Doutor em Cirurgia, área cirurgia cardiovascular, com a Tese intitulada “Cirurgia de revascularização do miocárdio com enxerto composto da artéria torácica interna esquerda e veia safena magna: análise de fluxo”, obtenção: defendida em 2004, conduzida sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Sérgio Bastos.

Enquanto aguardava a abertura de vaga para a docência superior em sua área de estudo, ele ainda encontrou tempo para cursar a pós-graduação sensu lato em Administração Hospitalar pela Universidade Gama Filho em 2003/2005.

Essa oportunidade somente veio a ocorrer em 2008, quando logrou o primeiro lugar no concurso para Professor Adjunto da UFC, na área de Cirurgia Cardiovascular, sendo lotado no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina. De 2008 a 2016, ele foi galgando as referências da Classe de Professor Adjunto, sendo em 2017 promovido, por mérito, para a referência I da Classe de Professor Associado, da qual passou para a referência II em 2019, encontrando-se, desde 2020, na condição de Professor Associado III.

Dentre os seus principais cargos e encargos assumidos na UFC, convém apontar: Vice Chefe do Departamento de Cirurgia (Biênio 2014/2015); Membro do corpo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (2016/2022); Chefe do Departamento de Cirurgia (Biênio 2016/2017) da Faculdade de Medicina da UFC; Chefe reeleito do Departamento de Cirurgia (Biênio 2018/2019); Membro Efetivo do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) (Biênio 2016/2017); Membro Efetivo do Conselho Universitário (CONSUNI) desde 2019; atual Vice-Reitor da UFC no quadriênio 2019/2023.

A sua produção científica inserida na Plataforma Lattes, disponível em seu currículo atualizado em 19/05/2022, dá conta das seguintes cifras: artigos completos publicados em periódicos (54), capítulos de livros (6), trabalhos publicados em anais de evento (11), resumos publicados em anais de eventos (23), apresentações de trabalho (37), orientações concluídas de mestrado (6) e orientações concluídas de doutorado (3).

Com respeito à sua atuação em Sociedades Médicas, cumpre assinalar os seguintes fatos: fundador e primeiro Presidente da Associação Cearense de Médicos Residentes (ACEMER) em 1977/1978; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, desde 1989, tendo sido Membro do Conselho Deliberativo, de 2011 a 2013; Membro Titular da Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, na qual ocupou cargos de tesoureiro, secretário e presidente em diversas gestões; e Membro do Conselho Deliberativo da Unimed Fortaleza, de 2002 a 2006.

Da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, é oportuno salientar que o Dr. Glauco Lobo presidiu o 26º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular em 1999 e o 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular em 2016 e foi revisor do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online), de 2014 a 2016, o periódico oficial dessa associação médica.

Como reconhecimento dos seus pares e da sociedade, ele foi galardoado, dentre tantas outras, com as seguintes honrarias: Menção Honrosa “Rotary Clube Internacional” por serviços dedicados a sociedade em 1999; Sereia de Ouro em 1999; Título de Cidadão Parnaibano em 2004; Menção Honrosa da “Assembleia Legislativa do Ceará” em 2008, pelo pioneirismo no transplante cardíaco no Estado; Título de Cidadão Piauiense em 2013; e Medalha Centenário Colégio Militar de Fortaleza (CMF) 2019.

Casado com a cardiologista Maria Claudia de Azevedo Leitão, José Glauco é pai de Daniela (advogada e nutricionista), Denise (fisioterapeuta), Débora (designer gráfico), Marília (médica) e Mateus (empresário).

O Acad. José Glauco Lobo Filho foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM), em 14/10/2022, na Cadeira 26, patroneada por João Cardoso de Moura Brasil, ocupada anteriormente pelo Acad. Roberto Misici, que foi abruptamente retirado deste mundo menor, sendo saudado na ocasião pelo Acad. José Huygens Parente Garcia.

A chegada de Glauco Lobo na ACM traz à tona a lembrança do seu avô João Otávio Lobo, o insigne médico e ex-diretor da Faculdade de Direito do Ceará, reconhecido pelos fundadores dessa arcádia que o designaram patrono da Cadeira 16.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Publicado In: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 33, janeiro de 2023 p.47-49.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog