terça-feira, 17 de janeiro de 2023

HEITOR FÉRRER: um político que fugiu da hegemonia e rejeita a polarização

De origem na aristocracia do sertão, teve 34 anos de trajetória parlamentar como opositor aos governos. Vítima da polarização, ao não se posicionar nem a favor de Lula nem de Bolsonaro, fica sem mandato pela primeira vez a partir de fevereiro.

Heitor Férrer (União Brasil) é trineto de Fideralina Augusto Lima, matriarca de uma poderosa família, raro caso de mulher coronel na política do século XIX dos sertões cearenses. Do mesmo clã que dominou Lavras da Mangabeira e expandiu a influência por todo o Estado descendem o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e o ex-senador e deputado federal Eunício Oliveira (MDB). Além de Joaquim Bastos Gonçalves, que foi presidente da Assembleia Legislativa, e Vicente Férrer Augusto Lima, ex-deputado federal, suplente de Wilson Gonçalves no Senado e que assumiu o mandato por alguns meses em 1965. Este último é padrinho de Heitor. Deputado que descende dessa tradição aristocrática, mas buscou fugir dela.

A porta de entrada na política foi em Fortaleza, e por meio da medicina. Fez do consultório um espaço político, onde atende de graça a pessoas que não podem pagar, escuta das carências da saúde pública, que denuncia depois na tribuna. A realidade que conheceu ali o levou a se candidatar. Foram 34 anos consecutivos de mandatos — 14 como vereador da Capital e 20 como deputado estadual. Sempre como oposição, rejeitando o DNA de uma família que era politicamente dona da cidade natal.

A partir de fevereiro, ele fica pela primeira vez sem mandato desde que se elegeu pela primeira vez, em 1988. Acredita que foi prejudicado pela polarização nacional. Não se posicionou nem a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem de Jair Bolsonaro (PL). Identifica-se como centro-esquerda e sempre se alinhou com setores progressistas no Legislativo. Mas, tem eleitorado na Aldeota, no Meireles, onde os bolsonaristas são muitos. Cobravam que tomasse um lado, o que não fez. Não se arrepende. Sabe que perdeu votos, mas acredita que o impacto seria ainda mais caso fizesse uma opção.

O que fará de agora em diante? "O político nunca deixa de ser político". O que não sabe é se terá mandato ou não. Enquanto não tem, segue fazendo política no consultório e fora dele.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 16/01/2023. Páginas Azuis. p.4-5.

Nota do Blog: O jornal O Povo, de ontem (16/01/2023), publicou uma longa e minudente entrevista com o médico Heitor Férrer, que após 34 anos ininterruptos de exercício parlamentar terá que, infelizmente, se afastar do parlamento cearense por não ter sido reeleito deputado estadual no último pleito.

O Dr. Heitor Férrer sempre honrou os mandatos que lhe foram confiados por seus eleitores, demonstrando atenção redobrada em prol da defesa dos valores maiores da sociedade e dos corretos princípios da cidadania.

A matéria foi conduzida e está assinada pelo experiente jornalista político Érico Firmo e está disponível aos leitores desse importante veículo de comunicação.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Editor do Blog

https://mais.opovo.com.br/jornal/politica/2023/01/14/heitor-ferrer-um-politico-que-fugiu-da-hegemonia-e-rejeita-a-polarizacao.html

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog