sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Crônica: “O professor 20 minutos” ... e outros causos

O “professor 20 minutos”

A seguir, missiva de João Ganso de Lourdinha. Pelo conteúdo, suponho oportuno publicá-la, a bem da pedagogia - tive-lhe a anuência de fazê-lo in totum.

"Já estive em sala de aula, tem 43 anos. Professor de Filosofia. Na escola, ganhei apelido, que eu não sabia me haviam botado, em face da forma um tanto 'tímida' de como exercia o magistério - 'despreparado' eu era, a bem da verdade. Motivo: enganchava (enguiçava) sempre no tema discorrido, decorridos 2/3 da exposição. Se a aula começasse às 9h, às 9h20 o repertório acabava, o argumento sumia de vez. Dizia aos pupilos, de início:

- A Filosofia, como sabemos hoje, no sentido de conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende, iniciou na Grécia Antiga...

Aí eu falava três ou quatro besteirinhas epicuristas e 'stoporava'. Tomava fôlego e continuava, de olhos fechados, buscando lembrar de tudo que decorara na madrugada:

- É em Mileto, situado na Jônia (atual Turquia), no século VI a.C., que nasce Tales...

Exaurido do próprio bodejado com 20 minutos de exposição, argumentava já pedindo penico que 'a autoria da palavra filosofia foi atribuída pela tradição a Pitágoras...' Os 39 minutos restantes era enchimento de linguiça - piadas, futebol, política, farra, fofoca da TV. Faltando 60 segundos pra 'findilizar' a coisa, eu me recompunha:

- E como apregoava Ludwig Wittgenstein, 'Qual o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro'". E até a próxima!

O cúmulo do romantismo

Quinca Cobra D'água, num namoro acochado com Dorinha na casa dela - em São José dos Gatos, sentado na calçada, observa porca gorda a desfilar adiante e diz tranquilão:

- A porca véa de pai, esta noite, abriu o rabo e despejou 12!!!

 A moça, ouvindo palavras tão fortes, olha pro caba véi e fala em tom amoroso:

- Quinca! A gente não fala essas coisas. A gente diz é palavras doces, palavras de amor!

O matuto, brabo todo, responde no ato:

- Dorinha, rapadura com açúcar faz bofe e tripa roncar!

Isso é lá nome de hashtag!!!

Poeta dos Cachorros Jair Moraes mandou e eu não posso deixar de registrar, a bem de uma amizade que remonta aos tempos áureos de VUAC (Vila União Atlético Clube), um poeminha meio absurdo. Jair encontrou o caminho das mídias sociais e não sai de dentro da rede.

"Pra fazer conexão

Prestenção, não se entregue

Se ligue nesse 'algorito'

Balance após, antes pegue

Toque cinco, leriado

Você tá conectado

A hashtag é my eggs"

Inacabada Fala Cearense

O povo amigo, mui grato pela força, não para de enviar contribuições para a Enciclopédia da Fala Cearense ampliada de breve.

- A criatura abriu-se o chão!... - Fulano de tal desapareceu dum jeito tal que...

- Aí dentro com toda a força do meu ser! - Aí dentro dito com a alma.

- Aquilo é o cão (do mêi dos inférno)! - Pense num (numa) caba ruim!

- Eusébio - Alzheimer (a doença que destrói a memória e outras funções mentais).

Fonte: O POVO, de 16/12/2022. Coluna “Crônicas”, de Tarcísio Matos. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog