domingo, 18 de dezembro de 2022

Causo Médico: PESANDO O BEBÊ

A Dra. Helena Soares (nome fictício) estava fazendo o primeiro atendimento daquele dia, no Serviço de Neonatologia do Hospital Infantil Albert Sabin. O cliente era um bebê de dois meses, aconchegado nos braços de uma mulher, presumivelmente sua mãe.

A pediatra, após o preenchimento dos dados de identificação contidos na ficha de atendimento, chamou a auxiliar de enfermagem e perguntou:

– Você é nova aqui? Cadê a nossa antiga atendente?

– Ela tá de férias, doutora. E eu vim substituí-la, nesse período.

– Qual é o seu nome?

– Eu me chamo Marluce, doutora.

– Você tem experiência com crianças pequenas, Marluce?

– Não, doutora. Eu só trabalhei com crianças mais taludas.

– Eu gostaria que você, por favor, pesasse esse menino – falou a médica, apontando para a balança de bebê.

– Ah, doutora, a chefe da enfermagem pediu para avisar a senhora de um problema, assim que chegasse e eu estava já quase esquecendo de dizer.

– Qual foi o recado dela, Marluce?

– Ela disse que a senhora não usasse exatamente essa balança, porque estava toda desregulada.

– Ah, nesse caso, vamos usar a balança pediátrica – ponderou a pediatra.

– Vai ser complicado deixar esse bebê paradinho, nessa balança, que pesa os maiores – desqualificou a auxiliar de enfermagem.

– Há um método alternativo capaz de pesar bebês nesse tipo de balança de uso geral. Você deve saber disso, Marluce.

– Ah, não sei não, doutora. É a primeira vez que trabalho com bebês.

– É bem simples, Marluce. Primeiramente, você pesa a mãe com o bebê e, depois, enquanto eu seguro a criança, você pesa só a mãe. O peso do menino será dado pela diferença das duas medidas.

Nesse instante, a acompanhante do bebê decide intervir, opinando:

– Isso não pode ser, doutora. Não vai dar certo, não.

– Mas, me diga, por favor, por que não pode ser feito assim? – Indagou a pediatra.

– É porque eu não sou a mãe dele, não. Eu sou só comadre da minha vizinha, a mãe desse bichinho, que faz muito pouco tempo que saiu do resguardo.

Pobre gente rica, essa, que é capaz de uma ação solidária, trazendo o filho da comadre para uma consulta, mas que não compreende uma simples operação aritmética, desvinculada da questão biológica do parentesco.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Sobrames/CE e da Academia Cearense de Médicos Escritores

Fonte: SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Medicina, meu humor! Contando causos médicos. 2.ed. Fortaleza: Edição do Autor, 2022. 144p. p.30-31.

* Republicado In: AMC. Causo médico: Pesando o bebê. Informativo AMC (Associação Médica Cearense). Julho de 2022 - Edição n.13, p.15 (em pdf).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog