sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

MEDICINA DA UFC (1977-2022): 45 anos de formatura da Turma Prof. José Carlos Ribeiro

Eu tinha sido instado por colegas a cuidar da organização do terceiro livro da nossa turma de médicos formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o que poderia ser viável, considerando os dez anos decorridos da obra anterior.

Eu estava de acordo em assumir novamente esse encargo, mas definido que a linha editorial dessa obra fosse pertinente aos tempos de acadêmicos, e, portanto, mais nos moldes do livro dos 30 anos, ficando para 2027, quando a maioria de nós será composta de “jubilados”, com já meio século de labuta médica, a organização da obra do nosso cinquentenário enfeixando nossas atividades profissionais.

Imbuído desse espírito, fui prospectar nos escaninhos da minha longínqua memória, de fatos transcorridos há cerca de meio século, produzindo 23 (vinte e três) narrativas que ficaram distribuídas nas três primeiras Partes desta obra: I – Recordações Pré-universitárias; II – Recordações Universitárias; e III – Homenagens Funcionais. Essas narrativas foram antecipadas e detidamente discutidas com o Prof. Dr. Sebastião Diógenes Pinheiro, que sempre me emulou a que eu transpusesse para o papel lembranças que poderiam se dissipar na passagem dos tempos, sonegando às gerações futuras o direito ao acesso de tão preciosos informes.

Por ser um conhecido “causeur”, com centenas de causos médicos descritos e publicados em livros, e outros tantos ainda inéditos, achei por bem criar a Parte IV – Causos da Medicina UFC Turma 1977, reservada a causos de tempos universitários. Contudo, para não olhar só para o meu próprio umbigo, me vali dos préstimos de outros colegas bons contadores de causos para que oferecessem suas contribuições pessoais que viriam a se aglutinar com cinco causos meus relacionados às disciplinas de Anatomia. De pronto, estimulados por mim, cinco colegas: José Luciano Sidney Marques, José Ramon Porto Pinheiro, Lineu Ferreira Jucá, Lúcio Flávio Gonzaga Silva e Solon Vieira de Albuquerque, aquiesceram em contar causos e curiosidades, dos quais foram protagonistas.

Com a intenção de agregar demais colegas da turma, concebeu-se a Parte V – Autobiografias Universitárias, destinada ao acolhimento das lembranças de cada um até à solenidade da colação de grau em 23 de dezembro de 1977. Para manter um certo padrão de uniformidade, ficou estabelecido que essas memórias deveriam conter entre 2.900 e 3.100 caracteres com espaços, correspondentes a duas páginas desse livro, e se ater ao período anterior à formatura, com a promessa de que os fatos alusivos à vida de médico seriam objeto de descrição nas autobiografias do livro comemorativo do nosso Jubileu Áureo.

Responderam positivamente à minha conclamação os seguintes colegas: Francisco Delano Campos Macedo, Francisco Jean Crispim Ribeiro, Iracema Salatiel Barbosa de Alencar, Janedson Baima Bezerra, João Ferreira Brito Filho, José Fernandes Dantas, José Henrique Gurgel, José Luciano Sidney Marques, José Ramon Porto Pinheiro, Laura Cidrão Frota, Lineu Ferreira Jucá, Lúcio Flávio Gonzaga Silva, Luís Eduardo Callado, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Maria Edsoni Guerra Bezerra, Maria Roseli Monteiro Callado, Raimundo José Barbosa do Carmo, Sara Lúcia Ferreira Cavalcante, Solon Vieira de Albuquerque, Stella Maria Torres Furlani e Zaqueu Torres Esmeraldo.

Na Parte VI – Posfácio / Anexos / Apêndices, além dos sumários dos dois livros anteriormente editados, foi inclusa uma Iconografia Universitária, exibindo reprodução de fotografias oriundas dos álbuns de formatura cortesmente cedidas pelos colegas Raimundo José Barbosa do Carmo e Solon Vieira de Albuquerque, aos quais muito agradeço.

Esse livro foi ricamente ornado na sua abertura e no fechamento, respectivamente, pelos prefácio e posfácio, da lavra dos amigos, colegas e confrades da Academia Cearense de Medicina, Elias Geovani Boutala Salomão e Sebastião Diógenes Pinheiro, ambos ex-coordenadores do Curso de Medicina da UFC e seguidamente homenageados por turmas de médicos diplomados por essa instituição.

Por último, mas não menos importante, assinalo os meus agradecimentos a todos que contribuíram com seus textos e suprimentos que ajudaram a ilustrar essa publicação.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18

*Publicado In: Revista Digital Jornal do Médico. Ano III, Nº 34, dezembro de 2022 p.34-36. 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog