domingo, 25 de dezembro de 2022

NÃO SE DISTRAIA...

Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)

O Natal é uma época linda! Tempo de encher o coração de esperança e expectativa. Tempo onde a Luz de Deus nos visita e ilumina nossos corações e o mundo inteiro. Há um colorido especial! As luzes, os presépios, as casas caprichosamente arrumadas, tornam até o ambiente mais árido e triste em sinal de alegria e esperança.

Tu vens, Tu vens, eu já escuto os Teus sinais...e já te esperamos pressurosos. Quando eu era criança, em Ibiapina, junto com meus cinco irmãos, contávamos os dias para a decoração da casa com a montagem do presépio. A montagem do presépio para mim era uma verdadeira liturgia. Tudo era construído com fé e carinho, sob o olhar carinhoso de nossa mãe. Era já um momento de alegria para a festa que se aproximava. Era o momento da família!

Para além dessa alegria pueril e inocente, há dois personagens que me chamam a atenção nesse período, em preparação ao Natal. Primeiro, o profeta Isaías, profeta da boa notícia, aquele que anima os corações desanimados e inquietos. Anuncia o Kairos de Deus, a vitória de Deus. O outro é João Batista, que possuía uma vida muito rígida e coerente, com forte apelo à conversão, que chamava a todos a aplainar os montes, ou seja, aplainar os medos e a incapacidade de caminhar e sonhar para novos horizontes e assumir um compromisso concreto no tempo do Advento. São profetas que nos tiram da inércia e nos convidam a se por a caminho e em movimento.

Profetas de ontem e de hoje, com exortações muito pertinentes e atuais. Junto a esses profetas, vale a pena mencionar o nosso Papa Francisco, que nos chama a ter atitudes concretas e factíveis com a realidade. A chegada deste tempo novo é, mais do que nunca, momento de deixar à mostra o cristão que cultivamos em nós como instrumentos de solidariedade, esperança e cuidado com a casa comum.

Momento de evitar distrações e cuidar para vivenciar um natal com perdão, sem mágoas, sem ressentimentos, sem irmãos (as) famintos, sem esquecer de desejar "Feliz Natal". Tempo para reunir a família e renovar os laços que nos unem e tomar consciência que família é lugar de Deus, é a verdadeira essência de Deus.

Não nos distraímos com a correria das festas, com o consumo, com as ceias e tantos apelos externos de coisas que nos impedem de ver o que é essencial e importante. O essencial é ter a certeza que Deus nos visita e arma sua tenda em nossa Vida.

(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia. Diretor do Seminário Apostólico de Baturité.

Fonte: O Povo, de 17/12/2022. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog