quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

MEU ADEUS AO LAERTE ANTÔNIO JOSÉ

Partiu Laerte Antônio José, nascido em Rio Claro-SP em 19 de outubro de 1953, mas criado, desde os seis anos de idade, em Campinas-SP, para onde seus pais se mudaram.

A sua família Giuseppe era de origem italiana, tendo aportuguesado o sobrenome para José, ao chegar no Brasil, o que o levava a dizer que possuía três prenomes próprios e nenhum sobrenome familiar.

Era formado em Ciências Contábeis e, como contador, focou a sua atividade profissional em consultoria empresarial, tendo se aposentado depois de muitos anos de labuta, em função do comprometimento de sua saúde física.

De uma família de poucos filhos, o seu pai era ferroviário e se dedicava, de forma diletante, ao ofício de treinador de times de futebol de campo, e sua mãe, também de ascendência italiana, era de prendas domésticas.

Laerte era um filho amoroso, se desdobrando nos cuidados dos seus genitores, postergando a constituição de sua própria família, o que viria a ocorrer em 3/01/2001, quando contava com 47 anos, ao contrair núpcias com a engenheira química e professora da Unicamp, a cearense Meuris Gurgel Carlos da Silva, na Igreja de Santa Edwirges, em Fortaleza.

Homem de múltiplos talentos. Um dos seus primeiros empregos foi o de dublador profissional em empresa que fazia versões de programas televisivos produzidos nos EUA, tendo emprestado a sua voz em vários desenhos animados, a exemplo da Turma do Manda-Chuva, dublando o Batatinha, o Chuvisco etc.; essa habilidade ele conservou por toda a sua vida e era um deleite ouvir essas falas, parecendo que se estava diante da TV em preto e branco da década de sessenta.

Músico, com habilidades em vários instrumentos, especialmente os de sopro, tendo integrado bandas e conjuntos musicais em sua juventude.

Era um cinéfilo e profundo conhecedor dos programas e seriados de TV, mantendo arquivos dessa produção em fichas técnicas, por ele elaboradas com esmero, à conta da sua memória prodigiosa. Era um fã de programas de propagandas e publicidades, dominando jingles que cantarolava, com sua maviosa e afinada voz.

Apreciava muito o futebol, de que conhecia muitos fatos curiosos dos times e dos jogos, notadamente da Associação Atlética Ponte Preta, o seu clube do coração. Também era um estudioso das ferrovias paulistas, herdando e honrando o passado de ferroviário do seu amado genitor. Cultivava o hobby da fotografia e gostava de filmar eventos sociais e familiares.

Detentor de um humor refinado e exímio no chiste, era um notável contador de piadas e de causos, capaz de juntar pessoas, no seu entorno, para sorverem momentos de muitos risos e gargalhadas em reuniões e congraçamentos festivos.

Sabia lidar bem com diferentes grupos etários, das crianças aos idosos, de diferentes estratos sociais, demonstrando a sua face carinhosa e a todos cativando.

O nosso querido cunhado Laerte retornou ao Pai, na madrugada de hoje, 15/12/2022, coincidentemente quando ele completava 22 anos do seu casamento civil, em Campinas-SP, deixando imensas saudades entre os que o conheciam e com ele conviveram.

Segue em paz, bom homem. Que Deus o receba entre os Seus eleitos.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog