segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

VACINA CONTRA COVID-19: direito e dever

Por José Sarto (*)

O aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas gera preocupação e reforça, mais uma vez, a importância da vacinação. A vacina é a ferramenta disponível mais eficaz no enfrentamento da pandemia. Por isso, temos feito todo o possível na Capital para assegurar esse direito a cada um dos fortalezenses. Mas, infelizmente, temos registrado redução da procura por parte da população, especialmente para o público infantil.

Em que pesem os esforços do Município para descentralizar locais de atendimento, realizar mutirões e fazer a vacina chegar aos bairros e comunidades, enfrentamos, desde o início da pandemia, o imenso desafio de superar o negacionismo, a desinformação e a falta de uma liderança nacional em favor da imunização. O pior efeito disso é a resistência de muitas famílias em se vacinar e vacinar suas crianças não apenas contra a Covid-19, mas também contra doenças que já foram erradicadas no País e agora voltam a ser um risco.

No caso da Covid-19, registramos atualmente mais de 1,9 milhão de pessoas, em todas as faixas etárias, que não concluíram o esquema vacinal ou estão com doses em atraso em Fortaleza. Não queremos que essa baixa adesão se reverta em alta demanda hospitalar. Por esse motivo, temos reunido as equipes e estamos trabalhando em novas estratégias. Estejam certos do nosso compromisso e empenho nesta causa. Nos próximos dias, anunciaremos medidas para atualizar o cartão de vacinação dos adultos e alcançar nossas crianças.

Diante desse contexto, é fundamental reforçar: vacinas salvam vidas. Têm eficácia e segurança confirmadas pelas principais agências sanitárias do mundo. Fornecem boa proteção para adultos e crianças. Graças à vacina, temos reduzido a gravidade de casos de coronavírus e também o número de óbitos. Mas a pandemia ainda é uma realidade e não podemos descuidar. Pedimos que cada fortalezense procure um centro de vacinação e busque tomar as doses disponíveis. Vamos juntos fortalecer essa luta contra a Covid-19 protegendo nossa saúde e a saúde daqueles que tanto amamos. A imunização é um pacto coletivo e depende da adesão de todos.

(*) Médico ginecologista. Prefeito de Fortaleza.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 30/11/2022. Opinião. p.25.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog