quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O BRASIL É FILHO DE PORTUGAL

Meraldo Zisman (*)

Médico-Psicoterapeuta

 “Haverá para nós, no Oriente ou no Ocidente, um lugar de esperança, no qual possamos acreditar? (Judá Há –Levi, (1075-1141), poeta e médico, nascido em Córdoba e falecido no Estado de Israel)”.

O Brasil é filho de Portugal. Quem dele desejar falar terá que começar pelos acontecimentos históricos, políticos, religiosos, econômicos ocorridos na Península Ibérica, particularmente na Lusitânia. Somos todos, amálgama formatada pela civilização que o português criou nos trópicos.  Não importa se pelo genoma ou adoção (genoma social), excetuando os ameríndios, não passamos de descendentes de imigrantes. Por ser branco e judeu não sou, nem menos nem mais brasileiro, que os demais habitantes deste país. Somos, todos, imigrantes!

O que me fez escrever sobre este assunto é a injustiça da História Oficial Brasileira em sonegar a importância do cristão-novo ou marrano na formação do Brasil. Crime odiento. Mais cruel que o extermínio físico é o extermínio intelectual de um povo.

Sem lamentações judaicas: recorro a uma citação talmúdica: as palavras escritas são corpos, as palavras faladas são as almas.

(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES) e da Academia Recifense de Letras. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog