terça-feira, 6 de dezembro de 2022

NOTA DE PESAR POR PROF. ASSUÉRO FERREIRA

É com profunda consternação que nos despedimos do grande professor, pesquisador, intelectual e militante, professor Assuéro Ferreira, aposentado da UFC, como docente titular do Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia.

Com sólida formação, diplomou-se em estatística; em economia, como mestre; e nas ciências sociais, como doutor, todos pela UFC. Assuéro contribuiu para a formação acadêmica, intelectual e profissional de muitos jovens, alunos e colegas. Assim, com larga experiência em economia brasileira e do Nordeste, em especial em macroeconomia, desenvolvimento econômico e planejamento, ele contribuiu com importantes instituições acadêmicas, como professor e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN), consultor ad hoc da CAPES e do CNPq, como também do BNB e outras instituições do estado do Ceará. Como pesquisador publicou capítulos de livros, artigos de revistas importantes e de jornais. Além de tudo, era uma pessoa com forte personalidade e amigo caloroso e solidário!

Assim, nesse momento de dor, os que fazem o Observatório de Políticas Públicas se solidarizam com sua família e amigos, em particular com o professor André Ferreira, seu filho e nosso colega colaborador do OPP, certos de que o grande amigo Assuéro está descansando em paz, nas graças de Deus. Fiquem com nosso conforto e orações!

Professor Fernando José Pires de Sousa

Coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC

Nota: Conheci o Prof. Assuéro Ferreira quando cursei a graduação em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Ceará (UFC) (1981-86). Trabalhamos juntos em um projeto da United Nations Environment Programme (UNEP) no final da década de 1980.

A última vez que estive com ele foi quando participamos da banca examinadora do concurso de Professor Titular, de FERNANDO JOSÉ PIRES DE SOUZA, do Departamento de Teoria Econômica da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC, em 24 de junho de 2016.

O Prof. Assuéro Ferreira faleceu, subitamente, ontem (5/12/2022) e sua partida representa uma grande perda no ensino e na pesquisa na área das Ciências Econômicas do Ceará.

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Professor titular de Saúde Pública - UECE


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog