sábado, 27 de agosto de 2011

MULHERES NA VIDA DE JESUS


MULHERES NA VIDA DE JESUS: a história das primeiras discípulas

Lúcia Arruda
Lúcia Arruda, cearense de Fortaleza, é religiosa da Congregação de Nossa Senhora do Retiro do Cenáculo. Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Ceará, e graduada em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, atualmente se dedica à orientação de retiros espirituais e cursos sobre o Eneagrama.
Sinopse
Por meio de ficção e realidade, lançamento da Paulus conta a história das primeiras discípulas de Jesus.
“Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Susana e várias outras…” (Lc 8, 2-3). Quem eram essas mulheres e qual o papel que desempenharam na vida de Jesus e nas origens cristãs?” É a partir dessa reflexão que Lúcia Arruda convida o leitor a conhecer sua obra Mulheres na vida de Jesus –A história das primeiras discípulas.
Lançamento da PAULUS, o livro, escrito em forma de romance, destaca o cenário político e socioeconômico da época, além de retratar a história de algumas das primeiras figuras femininas que, segundo o Evangelho de Lucas (Lc 8,1-3), seguiam os passos de Jesus pelas cidades e aldeias.
“Narrando a história de três dessas mulheres, nossa intenção é tentar resgatar a visibilidade feminina no contexto do seguimento de Jesus. Para isso, procuramos representar o dia a dia dessas primeiras discípulas, do modo mais próximo possível da realidade, buscando fornecer um quadro verossímil de como poderia ter transcorrido o cotidiano de cada uma”, relata Lúcia.
As mulheres escolhidas pela autora tinham algo em comum: o fato de terem recebido graças de Jesus, ora relacionadas à cura de doenças, ora à libertação dos pecados. Maria Madalena e Joana são duas das personagens que têm suas histórias contadas na obra. A terceira é a mulher que, de acordo com o Evangelho de Lucas (Lc 7,36-50), ficou conhecida como a pecadora que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. “Como Lucas não cita o nome desta mulher, eu resolvi chamá-la de Safira (…). O enredo mistura ficção e realidade, contendo uma dimensão da história que não foi relatada pelos autores do Novo Testamento”, explica.
Este trabalho, rico em detalhes, introduz o leitor ao início do cristianismo e propõe reflexões acerca de como a figura feminina era vista na época, utilizando passagens bíblicas que enriquecem o conteúdo apresentado. “Apesar de ser uma obra de ficção, o livro tem uma base histórica irrecusável e, de alguma maneira, alcançará o seu objetivo se contribuir para despertar as consciências para o valor intrínseco das mulheres e a importância do papel que elas desempenharam no movimento de Jesus e nas origens cristãs”, conclui a autora.
“MULHERES NA VIDA DE JESUS – A história das primeiras discípulas” relata a vida das mulheres que contribuíram com a missão de Jesus, além de destacar o papel que Ele exerceu ao resgatá-las da situação de exclusão em que viviam. Livro emocionante, questionador e instrutivo, excelente objeto de estudo para especialistas, estudantes e leigos interessados no assunto.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog