sexta-feira, 24 de junho de 2011

JANEDSON BAIMA BEZERRA: médico, cristão e cidadão

Janedson Baima Bezerra fez sua graduação em Medicina na Universidade Federal do Ceará. Foi aprovado no vestibular de 1972, ingressando no Ciclo Básico, malfadada experiência de reforma universitária da UFC, com aferição de desempenho acadêmico, para ratificação do curso escolhido. Colou grau em 23 de dezembro de 1977, na Turma Dr. José Carlos Ribeiro, superando as dificuldades interpostas pelo sistema de créditos, agravado pelo excesso de transferidos, que tinham precedência na matrícula por disciplinas, sobre os colegas da sua turma regular.
Em 1977, submeteu-se a disputado processo seletivo, conquistando a vaga que lhe permitiu cursar, em 1978 e 1979, a Residência Médica em Cirurgia Geral, no Hospital de Ipanema, pertencente ao INAMPS, considerado, à época, um dos melhores hospitais públicos cariocas. Permaneceu no Rio de Janeiro, por mais dois anos, realizando a Residência Médica em Colo-Proctologia, nesse mesmo hospital, em 1980 e 1981.
Ao tempo, em que morou no Rio, fez Especialização em Medicina do Trabalho, na Universidade Gama Filho, em 1979, especialidade que também exerceu por seguidos anos, tendo sido vice-coordenador de Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, promovido pela Universidade de Fortaleza, no início dos anos oitenta.
Fez ainda estágios nas Divisões de Colo-Proctologia e Colonoscopia da School of Medicine da University of Southern California e do UCLA Medical Center, em Los Angeles, California, USA, em 1991.
Completou a sua formação acadêmica com o Mestrado em Cirurgia na UFC, defendendo, em 1999, a Dissertação “Estudo clínico-prospectivo sobre aspectos das respostas imunológica, inflamatória e metabólica em pacientes portadores de doença colo-retal submetidos a operação laparotômica versus operação laparoscópica”.
Publicou vários artigos científicos e capítulos de livros e apresentou dezenas de temas livres em eventos médicos. Também faz uso da escrita para expor, no papel, crônicas, memórias, e, sobretudo, ensaios de teor filosófico e teológico e temas relacionados à ética médica.
É especialista em Cirurgia Geral, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, e em Colo-Proctologia, pela Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia, ambos os títulos obtidos por concurso, em 1982.
É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, admitido em 1984, e da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia, ingresso em 1985, e membro fundador das Sociedades Regional Norte/Nordeste e Cearense de Colo-Proctologia.
Participou de sucessivas gestões do Centro Médico Cearense, nos anos noventa, tendo presidido o IX Outubro Médico, em 1993, bem como da administração de sociedades médicas, no âmbito da colo-proctologia.
É médico concursado da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, lotado no Hospital Geral Cesar Cals, onde atua como colo-proctologista, desde 1981, preceptor de Cirurgia, desde 1983, e Presidente do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa desse hospital de ensino, desde 2003.
Possui alentada clínica particular, mas dedica a maior parte do seu labor ao serviço público e ainda encontra tempo para ações de benemerência, sociais e médicas, aos desvalidos, a exemplo dos abrigados na Toca de Assis e dos assistidos no Dispensário São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Inês.
Foi Coordenador Geral da Residência Médica dos hospitais de referência da Rede SUS, no Ceará, de 1987 a 1995.
Participa, ativamente, há muitos anos, da Sociedade Médica São Lucas, tendo exercido a sua presidência no biênio 2003/04, função que, para ele, foi a de maior relevo em sua vida, como médico, cristão e cidadão.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 7(49): 2-3, 2011.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog