sábado, 13 de junho de 2009

O LEGADO DO DR. HAROLDO JUAÇABA

Partiu, em 01/06/09, com destino à sua nova morada, junto ao Pai Eterno, o conhecido esculápio cearense Dr. Haroldo Gondim Juaçaba. Nascido em Fortaleza, em 31/03/1919, recebeu esmerada educação marista que o qualificou, quando contava apenas 15 anos de idade, ao ingresso na Faculdade de Medicina do Recife, em 1935, de onde se transferiu, ao término do segundo ano, para a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, diplomando-se em Medicina em 1940.
Em 1941, Dr. Haroldo Juaçaba retornou à capital cearense, dando início à sua vida profissional médica, como médico-voluntário da Maternidade Dr. João Moreira e Médico-Auxiliar do Hospital do Pronto Socorro de Fortaleza. À época da II Guerra, aceitou o desafio de trabalhar em plena selva amazônica, mediante contrato com o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), para prestar assistência médica aos “soldados da borracha”, recrutados pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA), criado pelo Estado Novo, a fim de suprir as tropas aliadas da borracha nativa, um produto vital à máquina bélica.
Da convivência com médicos norte-americanos, quando trabalhou na Amazônia, surgiu o convite para fazer treinamento nos EUA, resultando disso a Residência Médica (RM) no Riverside Hospital, em Paducah, Kentucky, especializando-se em Cirurgia e Cancerologia, complementada por estágio na Mayo Clinic.
Foi médico, aprovado em 1º lugar no concurso para área de Cirurgia do antigo IAPC, admitido em 1953, vindo a aposentar-se em 1984, pelo INAMPS, após profícuo trabalho em prol da implantação da Residência Médica nos hospitais federais do Ceará.
Como professor universitário, lecionou na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, de 1947 a 1964, e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), de 1948 a 1979, ano em que foi alcançado pela aposentadoria compulsória. A despeito desse desligamento oficial, seguiu trabalhando para a UFC, voluntariamente, por mais oito anos, sob a condição de Professor Emérito.
Foi, ainda, responsável pela criação do Internato em Cirurgia e da RM em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas da UFC, atividades essas que coordenou durante anos a fio, além da instalação da RM em Cirurgia Geral da Casa de Saúde São Raimundo.
Foi fundador do Instituto do Câncer do Ceará, em 1944, e, por décadas, ocupou a Presidência dessa instituição, deixando aos cearenses o Hospital do Câncer, unidade de referência em Oncologia na região Nordeste. Ao lado desse hospital, o maior legado do Prof. Haroldo Juaçaba repousa nos seus milhares de ex-alunos, que exercem a arte hipocrática, e, em especial, nas centenas de cirurgiões, formados sob a sua régia batuta.
Não se morre de todo, quando se continua vivo no coração de alguém. No caso do Dr. Haroldo, são muitos milhares de corações a albergar as lembranças desse honrado médico, que soube espargir o bem, com competência e seriedade, sem nunca se deixar levar pela vaidade, tão presente entre os que são bem sucedidos na vida profissional.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

* A ser publicado in: Jornal o Povo, 14/06/09 Fato Médico, p.8.

Um comentário:

marcos disse...

Manter acesa a luz de pessoas ilustres, para motivar ações públicas saudáveis, é uma prática para quem tem coragem de enfrentar o rolo compressor do novo e do consumismo.Marcos

 

Free Blog Counter
Poker Blog