terça-feira, 2 de junho de 2009

A PARTIDA DE UM MITO

Haroldo Gondim Juaçaba nasceu em 31/03/1919, em Fortaleza. Estudou no Colégio Cearense Sagrado Coração, onde concluiu o Seriado, em 1934. Seis anos depois, aos 20 anos, graduou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.
Fez residência médica no Riverside Hospital, Kentucky, EUA, no setor de Cirurgia Geral, e especializou-se em cirurgia e cancerologia, com participação em cursos ministrados pelo Colégio Americano de Cirurgiões. Cumpriu também programas de estágios e visitas em renomadas instituições médicas norte-americanas e britânicas.
Educador nato, foi professor de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Ceará, e de Anatomia, na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo. Ainda como educador, coordenou o Internato em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital das Clínicas. Na UFC, foi Professor Titular de Cirurgia, Chefe de Departamento de Cirurgia, Representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina e Professor do Curso de Mestrado em Cirurgia.
Considerado por muitos o precursor da cancerologia, no Ceará, Haroldo Juaçaba foi responsável pela implantação da Residência em Medicina Preventiva e Social, do INAMPS, e do primeiro Banco de Sangue de Fortaleza, na Casa de Saúde César Cals, juntamente com os médicos José Carlos Ribeiro e José Banwart Bezerra.
Por décadas, exerceu a Presidência do Instituto do Câncer do Ceará, legando ao povo cearense um hospital oncológico de referência regional. Haroldo Juaçaba teve uma produção científica, de artigos sobre medicina e educação, retratada em mais de 60 trabalhos publicados. Sua visão humanista, focada na assistência ao doente e no ensino em serviço, pode ser resumida no lema que adotou: “Importa fazer o bem”.
Muito mais que merecidas foram, portanto, as homenagens que recebeu, ao longo de sua vida, sendo de se destacar o Título de Professor Emérito da UFC; o Troféu Sereia de Ouro, concedido pelo Grupo Edson Queiroz; e a Medalha Boticário Ferreira, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza.
Com o desaparecimento terreno do Dr. Haroldo, em 01/06/2009, vai-se parcela de uma época em que a Medicina primava por uma relação de confiança mútua, entre médicos e clientes, lastreada em uma prática revestida de abnegação e sacerdócio.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico do ICC

* Publicado in: O Povo, Cad. Opinião, 02/06/2009. p.6.

Um comentário:

Carlinha disse...

Não o conhecia,nem sequer sei como era a face do Dr. Haroldo, mas consigo imaginá-lo pelos comentários que sempre fazias em sala de aula a esse grande mestre, despertando o interesse de conhecê-lo; não apenas pelas estórias e exemplos, mas pelo que representava para a classe médica (Isso sempre foi enfatizado pelo Sr.).
A máxima citada "importa fazer o bem" é de suma importância para compreender quão humano era e quão grandioso era seu caráter.
Acredito que deixará muita saudade e admiração aos amigos e àqueles que reconhecerem seus feitos e obras.

 

Free Blog Counter
Poker Blog