sábado, 21 de novembro de 2009

CENTENÁRIO DO PROF. JOSÉ ROSEMBERG


O Professor José Rosemberg nasceu em Londres, em 19/09/1909, naturalizando-se brasileiro, em 1934, sendo, por conseguinte, filho por adoção e criação deste país, para onde sua família migrara.
Cumpriu, praticamente, todos os patamares da hierarquia acadêmica: graduou-se, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Farmácia, em 1928, e em Medicina, em 1934; obteve os diplomas de Docente Livre de Tisiologia, da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1946, e da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1947.
Foi Professor Titular de Tuberculose e Doenças Pulmonares, por mais de cinco décadas, e diretor de Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo; foi professor de Tisiologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, de 1968 a 1980, e também Professor Convidado, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Ceará, de 2000 a 2001.
Convidado para exercer as mais diversificadas funções, na área de sua maior atuação, foi responsável pela organização e promoção de dezenas de cursos de especialização e atualização de Tuberculose, em seis faculdades médicas e doze instituições médico-científicas brasileiras, além de Professor Participante dos Cursos de Especialização em Tuberculose do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, da Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde; a par disso foi orientador de 22 teses de doutoramento, apresentadas em diversas faculdades, sendo doze sobre Tuberculose e Pneumologia e dez sobre Tabagismo.
Foram muitas as suas participações em eventos científicos, como presidente, palestrante e conferencista, propiciando efetiva colaboração ao processo de formação de novos especialistas, nas áreas em que sempre trabalhou com grande competência e sapiência. Foi Presidente do I Congresso Brasileiro sobre Tabagismo, e, ainda, Presidente de Honra dos quatro congressos seguintes.
Os cargos e funções ocupados pelo Prof. José Rosemberg falam do respeito de que foi merecedor, no curso da sua longa vida produtiva de homem da ciência e de cidadão exemplar, notadamente tendo por foco a luta contra a tuberculose e o tabagismo no Brasil. Paralelamente a tantos cargos e funções exercidos, as condecorações e os títulos honoríficos que lhe foram outorgados, no Brasil e em outros países, foram uma justa medida do valor desse entusiasta da pesquisa, tão dedicadamente entregue à luta contra os males causados pelo hábito de fumar.
Muitos foram os seus livros publicados nas áreas de Tuberculose, Pneumologia e Tabagismo, no percurso de seis décadas, período de sua mais profícua atividade científica, totalizando, então, quatorze livros editados e mais de duzentos artigos científicos publicados em revistas médicas especializadas, nacionais e estrangeiras. As repercussões científicas e práticas do trabalho desenvolvido pelo Prof. Rosemberg, elevaram-no ao umbral das grandes personalidades médicas do século XX.
Em 2004, aos 95 anos, a despeito da sua idade avançada, ainda proferiu 24 conferências, sendo o seu ímpeto de desbravador contido por força da doença que limitou as suas atividades físicas no correr do ano seguinte, vindo a falecer em 24/11/2005, aos 96 anos, suscitando o pronto envio de centenas de mensagens de admiradores, discípulos e representantes institucionais, do Brasil e do estrangeiro.
A sua viúva, a pneumologista e historiadora cearense Dra. Ana Margarida Rosemberg, seguindo às orientações do seu pranteado esposo, cuidou da sua vasta biblioteca, composta de um acervo de mais de doze mil títulos, e após a classificação dos livros, montou uma biblioteca especializada em Tuberculose no Instituto Clemente Ferreira, unidade de referência em tisiologia do governo paulista, e doou milhares de obras às bibliotecas da PUC de São Paulo. Outra parcela, de especial valor para bibliófilos, foi trasladada de São Paulo para o Ceará, a fim de integrar o acervo patrimonial do Centro Cultural Pai Arruda, ora em implantação, sob o patrocínio da Fundação Comendador Ananias Arruda, em Baturité.
Em novembro de 2009, assinalando a passagem do centenário de nascimento do Prof. Rosemberg, com a presença da Dra. Ana Margarida Rosemberg, São Paulo prestará as devidas honras a esse ilustre cientista e notável cidadão que tanto trabalhou pela saúde do povo brasileiro.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado in: Jornal O Povo. Fortaleza, 21 de novembro de 2009. Jornal do Leitor. p.1.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog