quarta-feira, 26 de maio de 2010

MURILO MARTINS: um professor de sangue bom e muita fibra


O curriculum vitae do Dr. Murilo Martins exibe a sua invulgar capacidade para o fazer médico, secundado pelo exercício do magistério que o tem consagrado como mestre de muitas gerações de médicos.
Nascido em Caxias, no Maranhão, em 31 de março de 1929, adotou ele o Ceará como a sua terra-mãe, que o viu crescer e prosperar, tendo merecido o título de cidadão cearense.
Tão logo formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1953, deu início à vida docente, em 1954, como professor voluntário da então Faculdade de Medicina do Ceará.
No intuito de ampliar a sua formação médica, rumou para os Estados Unidos, onde cumpriu programa de pós-graduação: como interno, durante um ano, no Walther Memorial Hospital, em Chicago, e como médico-residente, por três anos, no Kansas University Medical Center, em Kansas City, EUA.
Em 1959, regressou o Dr. Murilo Martins a Fortaleza, após ter absorvido o melhor da mais moderna medicina aplicada no mundo desenvolvido, e portando na bagagem uma tese, em fase de acabamento, brilhantemente defendida em seu concurso de Livre-Docência, abrindo o seu caminho para a cátedra de Clínica Médica, conquistada em 1966, tornando-se um dos mais jovens catedráticos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi também ele Professor Visitante, em distintas universidades estrangeiras: Paris XII, Cambridge, Oxford, Londres, Edimburgo, Sheffield e Miami, ratificando o justo reconhecimento, além-mar, por seus meritórios feitos científicos.
Em paralelo ao exercício de cargos diretivos, na UFC, como a chefia do Departamento de Medicina Clínica e a direção do Instituto de Medicina Preventiva (IMEP), o Dr. Murilo fez-se o maior indutor das Sessões Clínico-Patológicas, empreendidas com êxito, de 1959 a 1994, cabendo-lhe, ainda o mérito de ter sido fundador da Revista de Medicina da UFC, da qual foi o seu editor, durante 27 anos.
Sua vasta produção intelectual está expressa em cinqüenta e sete artigos, de inegável valor científico, e em doze livros, o que inclui obras de valor estimativo, histórico ou literário, além das científicas.
Foi o principal responsável pela implantação de um laboratório e uma Enfermaria de Hematologia, no Hospital Universitário Walter Cantídio, que se tornou referência para o Ceará e estados vizinhos, bem assim pela criação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE.
Por muito tempo, o Dr. Murilo Martins dedicou-se à tarefa de formar recursos humanos especializados em hematologia, fomentando a preparação dos hematologistas cearenses, e de outros profissionais da saúde, por meio dos cursos de especialização, ministrados no HEMOCE.
As figuras do médico e do professor, reunidas em uma só pessoa, alçaram-no ao cargo de Vice-Reitor da UFC, após exercer importantes funções acadêmicas, nessa universidade. A aposentadoria do Prof. Dr. Murilo Martins chegou-lhe em 1997, depois de ter passado quase quatro décadas prestando relevantes serviços à universidade; porém, permaneceu conectado à instituição, produzindo livros que narram a História da primeira escola médica do Ceará.
Ao abdicar de suas elevadas funções acadêmicas, assumiu o cargo de gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Fortaleza, pasta que englobava os setores de Saúde, Educação e Ação Social.
O Dr. Murilo revelou-se um intelectual de grandes méritos, tanto assim que, por votação secreta, foi aclamado imortal, passando a ocupar a cadeira número quatro da Academia Cearense de Letras. Em janeiro de 2005, o acerto da medida confirmou-se na eleição, entre seus pares, para assumir a presidência desse sodalício, em substituição ao Prof. Artur Eduardo Benevides, o atual “O Príncipe dos Poetas Cearenses”.
Por sua vez, a escolha da Medicina, como profissão, não se fez ao acaso, tal a intimidade mantida com os preceitos de humanização que regem o comportamento do homem, na sua experiência de vida terrena. Daí o Dr. José Murilo de Carvalho Martins, ser considerado, mais que um médico, uma legenda viva da ética e da cidadania, que só enobrece o Ceará e a sua gente.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

*Publicado In: Jornal do médico, 6(32): 4, 2010. (Informativo Médico Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog