quarta-feira, 26 de maio de 2010

PRÊMIO IgNOBEL - 1994

Biologia - W. Brian Sweeney, Brian Krafte-Jacobs, Jeffrey W. Britton, e Wayne Hansen, pelo seu estudo "O Soldado com prisão-de-ventre: Prevalência sobre as Tropas Mobilizadas" (The Constipated Serviceman: Prevalence Among Deployed US Troops), e especialmente pela análise numérica da frequência de movimentos intestinais.
Paz - John Hagelin, da Universidade Maharishi e do Instituto da Ciência, Tecnologia e Política Pública, promulgador de pensamentos pacíficos, pela sua conclusão experimental de que 4.000 meditadores treinados causaram um decréscimo de 18% no índice de crimes violentos em Washington DC.
Medicina - Este prémio é atribuído em duas partes. Primeiro, ao Paciente X, anteriormente dos Fuzileiros dos EUA (US Marine Corps), vítima valente duma mordidela venenosa pela sua cascavel de estimação, pelo seu uso determinado de terapia de choques eléctricos. A seu pedido, cabos de ignição de automóvel foram ligados ao seu lábio, e o motor do carro ligado a 3.000 rpm durante cinco minutos. Segundo, aos Dr. Richard C. Dart do Centro de Venenos das Montanhas Rochosas (Rocky Mountain Poison Center) e Dr. Richard A. Gustafson do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Arizona, pelo seu bem fundamentado relatório médico "Falha de Tratamento de Choques Eléctricos para Envenenamentos por Cascavel" (Failure of Electric Shock Treatment for Rattlesnake Envenomation).
Entomologia - Robert A. Lopez de Westport, Nova Iorque, destemido veterinário e amigo de todas as criaturas grandes e pequenas, pela sua série de experiências na obtenção de parasitas dos ouvidos de gatos, inserindo-os no seu próprio ouvido e observando e analisando cuidadosamente os resultados.
Psicologia – Lee Kuan Yew, antigo Primeiro-Ministro de Cingapura, pelo seu estudo de trinta anos sobre os efeitos de punir três milhões de cidadãos de cada vez que eles cospem, mastigam goma de mascar, ou alimentam pombos.
Literatura – L. Ron Hubbard, ardente autor de Ficção Cientifica e fundador da igreja de Cientologia, pela sua crepitante bíblia Dianetics, que é altamente lucrativa para a humanidade, ou para uma parte dela.
Química - Ao Senador do Texas Bob Glasgow, avisado escritor de legislação lógica, por patrocinar a lei de controlo de droga de 1989, que tornou ilegal a compra, sem licença, de frascos, balões, tubos de ensaio, e restante material de laboratório de vidro.
Economia - A Juan Pablo Davila do Chile, incansável negociante de futuros financeiros e antigo empregado da companhia estatal chilena Codelco, por instruir o seu computador para "comprar" quando pretendia "vender". Subsequentemente, tentou compensar as suas perdas fazendo negócios com prejuizos crescentes, que finalmente resultaram numa perda de 0,5% do PNB Chileno. A sua proeza inspirou os seus conterrâneos a criar um novo verbo, "davilar", com o significado de "estropiar fenomenalmente as coisas".
Matematica - À Igreja Baptista Sulista do Alabama (Southern Baptist Church of Alabama), medidores matemáticos da moralidade, pela sua estimativa, concelho a concelho (county), de quantos cidadãos do Alabama irão para o Inferno se não se arrependerem.
Fonte: wikipedia.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_IgNobel

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog