sábado, 12 de setembro de 2009

DOS ANOS DOURADOS AOS ANOS ILUMINADOS EM OTÁVIO BONFIM

Vicente Moraes publicou em Fortaleza, em 1998, pelas Edições Iuris, o livro “Anos Dourados em Otávio Bonfim: à memória de Frei Teodoro”. A obra traça, em detalhes, os principais fatos ocorridos no bairro e descreve pessoas nele atuantes, no período em que Frei Teodoro exerceu a sua ação missionária; cobrindo essencialmente as décadas 50/60, a sua história estende-se, no entanto, por quase todo o século XX, desde o início da construção da Igreja e do convento, até os anos noventa, quando o autor revela desdobramentos pessoais de seus perfilados.
O livro, ricamente ilustrado de fotografias, contém 320 páginas distribuídas em dezesseis capítulos, a saber: I - Otávio Bonfim, o Bairro; II - À memória de Frei Teodoro; III - O Centro do Bairro; IV - A Igreja; V - A Igreja Antiga; VI - A Hierarquia na Igreja; VII - O Convento; VIII - Os Cinemas; IX - Os Filmes; X - A Turma; XI - Os Times de Futebol; XII - O Coral e o Teatro; XIII - Os Tipos Populares; XIV - As Brincadeiras e Briguinhas; XV - As Ruas do Bairro; XVII - Álbum de Fotos.
O bairro Otávio Bonfim guarda uma relação bem próxima com a questão da luz. Afinal, foi na pracinha, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores que, em 1967, o então Governador do Estado, Coronel Virgilio Távora, na presença do Marechal Humberto Castello Branco, primeiro Presidente do Regime Militar, apertou o botão, sinalizando a chegada ao Ceará da energia elétrica, vinda de Paulo Afonso.
Por coincidência, nesse mesmo ano do “Fiat Lux”, à conta da chegada da energia elétrica de Paulo Afonso, Frei Lauro Schwarte veio transferido para Fortaleza-CE, onde passou a trabalhar como vigário cooperador na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. A sua ação missionária, levada a efeito junto aos jovens paroquianos, moradores do Bairro Otávio Bonfim e adjacências, foi determinante para que se chamasse de “Anos Iluminados” o período em que ele passou ali, de 1967 a 1975, cuidando da preparação física, intelectual e espiritual de centenas de jovens, tidos como seus filhos, os quais seguiram adiante, sem que nenhum do seu rebanho se perdesse nos descaminhos da vida.
Não foi, pois, sem motivo que os “filhos do Lauro”, como eram chamados os jovens moradores do Bairro Otávio Bonfim e adjacências, merecedores de uma atenção toda especial do “Frade Alemão”, tenham se reunido, juntamente, com outros “parentes e aderentes”, para compor uma parte do livro que representou um tributo à memória de Frei Lauro Schwarte, um filho privilegiado de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O livro “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bonfim”, organizado por Marcelo Gurgel Carlos da Silva e Elsie Studart Gurgel de Oliveira, anatomicamente, está dividido em sete seções, contemplando fatos de sua juventude, transcorrida na Alemanha, e com lances formidáveis sobre sua trajetória de vida sacerdotal e missionária, desenvolvida no Brasil, além de se deter nas muitas homenagens que lhe foram rendidas por seus admiradores. Ao mesmo tempo em que faz um recorte do bairro que abriga a estação de trem, cobrindo a fase aqui rotulada de os “Anos Iluminados” do Otávio Bonfim, com foco no frade alemão Lauro Schwarte, a obra faz um contraponto com os “Anos Dourados”, do final da década de 1950, tendo na mira a brilhante passagem, no dito perímetro urbano, de outro pujante franciscano – Frei Teodoro, notório empreendedor, e que a esse tempo, como bem atesta o Sr. Vicente Moraes, em sua alentada publicação sobre esse notável discípulo de São Francisco de Assis, marcou presença junto aos menos favorecidos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado, sob o título, Otávio Bonfim.in: Jornal O Povo. Fortaleza, 12 de setembro de 2009. Jornal do Leitor. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog