terça-feira, 27 de abril de 2010

UM SACOLÃO DE LETRAS


Elsie Studart, formada em Letras pela UECE, é técnica em assuntos educacionais, entusiasta da vida e profunda admiradora das Ciências e das Artes. Hoje, já aposentada do DNOCS, reserva uma parte do seu tempo para trabalhar no Instituto do Câncer do Ceará.
A outra parte ela emprega para ler, escrever, ouvir música, assistir filmes de época e ficar mudando de canal, à procura de bons programas de televisão. Cultiva, principalmente, o hábito matutino da leitura de jornais, não importando o caderno e, também, de ver, na “telinha”, praticamente todos os noticiários jornalísticos do dia e da noite.
De algum tempo pra cá, tem dividido conosco a produção de trabalhos, inclusive livros, sobre fatos e personagens da história local, a exemplo de sua participação, como autora, nas obras: “Paulo Marcelo Martins Rodrigues: o divisor de águas da Medicina no Ceará”, “Instituto do Câncer do Ceará: 50 anos a serviço da comunidade”, “Frei Lauro Schwarte e os anos iluminados do Otávio Bonfim”, “Dom Aloísio” e “Smile: tributo à memória do Prof. Eilson Goes”. Ademais, juntos organizamos, para o Instituto do Câncer do Ceará, o livro comemorativo dos 60 anos e a coleção, em cinco volumes, que assinalam a chegada dos 65 anos de fundação da entidade.
Exímia redatora, com aguçada criatividade, esgrima nos mais diversos gêneros literários, escrevendo, incansavelmente, textos, muitos deles ocultos na sua predileção em ser, injustamente, uma “ghost-writer”.
Memorialista de primeiro plano, o que não é uma surpresa, pois Elsie combina uma memória prodigiosa com a versatilidade no domínio da língua de Camões e a inteira habilidade no manejo da pena. Trata-se de um verdadeiro depositário da memória cearense, guardando na “cachola”, fatos e circunstâncias do cotidiano alencarino, que absorve das leituras dos diários locais, dos noticiários e do seu relacionamento pessoal com amigos, companheiros e ex-colegas de trabalho.
A ela dediquei o livro Via Literarum, nos seguintes termos: “À Professora Elsie Studart Gurgel de Oliveira, como reconhecimento ao cultivo vernacular da última flor do Lácio, bela e tão maltratada, mas que viceja e renasce das cinzas como Fênix, sempre pujante, em pessoas que, a exemplo dela, asseguram a vitalidade lusófona”.
O livro “Sacoletras: um sacolão de consoantes, vogais, pontos, vírgulas e ...”, de recente lançamento, reúne parte da produção literária, contemplando diferentes gêneros: contos, ensaios, crônicas, discursos etc., de sua autoria, incluindo textos publicados em diferentes veículos e outros até então inéditos.
A seleção dos artigos, a organização e a editoração dessa obra foram da nossa absoluta alçada, porquanto tudo foi conduzido à revelia da escritora, que, face à sua notória modéstia, com certeza, tentaria inibir essa nossa iniciativa, o que privaria os leitores de travar o contato direto com uma significativa amostra de seus escritos, ora integrantes da mencionada coletânea.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Professor universitário
* Publicado In: Jornal O Povo. Fortaleza, 24 de abril de 2010. Jornal do Leitor. p.3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog