domingo, 25 de outubro de 2009

UM TRIBUTO À MEMÓRIA DE EILSON GOES

Foi com imensa honra que aceitei o convite para fazer a apresentação de um livro, mercê dos seus organizadores Marcelo Gurgel e Elsie Studart, da obra em si, e, principalmente, do homenageado por ela, o Dr. Eilson Goes de Oliveira.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva – formado médico e economista, ambos pela UFC, em 1977 e 1986, respectivamente. Na pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) dirigiu sua atenção para a Saúde Pública e a Epidemiologia, tendo publicado importantes livros e trabalhos científicos na área. Na pesquisa e no magistério, tem trilhado um brilhante e produtivo caminho. O espírito memorialista do Dr. Marcelo tem oferecido à sociedade ricos momentos de recordações, como no livro sobre o nosso inesquecível Paulo Marcelo (“Paulo Marcelo Martins Rodrigues: o divisor de águas na Medicina do Ceará”). Como membro da Academia Cearense de Medicina, tem se ocupado da instigante tarefa de resgatar a memória de vultos daquele sodalício.
Elsie Studart Gurgel de Oliveira – é técnica em assuntos educacionais, entusiasta da vida e profunda admiradora das ciências e das artes. Hoje, reserva uma parte do seu tempo para trabalhar no Instituto do Câncer do Ceará. De algum tempo pra cá, tem dividido com Marcelo Gurgel a produção de trabalhos, livros, inclusive, sobre fatos e personagens da história local, a exemplo de sua participação nas obras: “Paulo Marcelo Martins Rodrigues”, “Instituto do Câncer do Ceará: 50 anos a serviço da comunidade”, “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bonfim” e “Dom Aloísio”.
O livro “Smile: tributo à memória do Prof. Eilson Goes”, publicação da Editora da UECE, obra comemorativa dos 65 anos do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), está dividido em seis partes: I – Textos inéditos do homenageado; II – Um olhar sobre a produção literária de Eilson Goes; III – Depoimentos; IV – Homenagens póstumas; V – Versos para Eilson; e VI – Apêndice – com fotos e verbetes.
O médico Eilson Goes de Oliveira, talentoso professor, apaixonado pela matemática e pela estatística, pelos amigos e pela vida, partiu em 18/10/2008, deixando-nos perplexos diante de um imenso vazio. E com profunda saudade os seus amigos externaram, em prosa e verso, os sentimentos que compõem as letras desse livro.
Como bem se expressam os organizadores na apresentação: “A alma pura de Eilson recendia ao mais puro lirismo, e isso foi bastante para que uns poucos da sua vasta legião de admiradores, com veia poética, resolvessem cantá-lo, em versos, sem rimas, nem metrificações, mas animados pelo sentimentalismo e pela vontade de recordar, conjugando a Parte V desta coletânea. ... Um destaque deste livro é, sem dúvida, o seu prefácio, uma colaboração do patologista e professor Dalgimar Beserra de Menezes, como o próprio Eilson, um gênio, hábil no duelo travado à luz da sua imaginação, envolvendo o Cavaleiro da Triste Figura versus Vautrin.”
É necessário louvar o paciente trabalho desenvolvido pelos organizadores, onde se nota o inconfundível espírito do pesquisador. A escolha e a dinâmica dos textos transportam o leitor para o conhecimento do nosso inquieto gênio.
Convidamos aos amigos do Prof. Eilson e aos amigos do ICC a conhecerem esta coletânea e com certeza vão ser agraciados com um envolvente momento de saudade.
Profa. Dra. Helena Pitombeira
Da Academia Cearense de Medicina

* Publicado in: O Povo, Fato Médico, de 25 de outubro de 2009. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog