sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PAPA PIO XII E A ODONTOLOGIA

O jornal O Povo, de 25/10/09, na Seção Fala Cidadão, cedeu espaço para publicação do artigo “O Valor da Odontologia”, de autoria do cirurgião-dentista Raimundo Leopoldo Vitorino de Menezes, nosso contemporâneo dos bancos universitários e companheiro nas lides acadêmicas, como Representante Estudantil, na órbita do Centro de Ciências da Saúde, nos anos setenta.
A abertura do seu texto recorreu a uma citação que nos trouxe à mente as lembranças de adolescente, nos idos da década de sessenta, enfrentando a cadeira do competente e hábil Dr. Antônio das Chagas Bonfim, em seu consultório situado à Avenida João Pessoa, nas imediações do Colégio Juvenal de Carvalho.
Os dizeres em questão “Odontologia é uma profissão que requer daqueles que a exercem o senso estético de um artista, a destreza de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge” emolduravam um quadro, ostentado na parede, com orgulho profissional, e afixado em uma posição que se tornava uma leitura compulsória de todos os clientes do conhecido dentista de bairro, cuja memória deve ser reverenciada, mercê da sua dedicada atuação profissional.
O odontólogo Leopoldo Menezes, que tem se destacado como liderança incontestável da sua briosa classe, cometeu, no entanto, em seu escrito, apenas um equívoco, ao atribuir a autoria desses pensamentos ao professor Mário Chaves, um notável sanitarista brasileiro, quando, na verdade, os créditos autorais devem ser dirigidos à S.S., o papa Pio XII (1876-1958), que assim expressou o seu reconhecimento aos profissionais da Odontologia.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva

* Publicado in: Jornal O Povo. Fortaleza, 28 de outubro de 2009. Caderno A (Opinião/ Fala Cidadão). p.7.

Um comentário:

robsonf disse...

Muito boa essa frase: "Odontologia é uma profissão que requer daqueles que a exercem o senso estético de um artista, a destreza de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge"

Inclusive já salvei no meu blog de epígrafes: http://epigrafeslegais.org ...
E parabéns pelo blog! Excelentes posts!

 

Free Blog Counter
Poker Blog