domingo, 21 de fevereiro de 2010

ORIGEM DAS EXPRESSÕES II

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA:
A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

GUARDAR A SETE CHAVES:
No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" pra designar algo muito bem guardado.

OK:
A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida pra significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam pras bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 Killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS:
Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada pra designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

Fonte: Internet (circulando por e-mail)

2 comentários:

Carlinha disse...

Olá Dr. Marcelo,
Como tens passado? Saudades do professor com uma visão de mundo diferente e que nos fazia buscar uma formação médica com bases sociológicas, filosóficas e políticas...
Abraços

Marcelo Gurgel disse...

Cara Carlinha,

Estou bem, com a graça de Deus.
Guardarei boas lembranças de minha atuação docente na FMJ, especialmente, de alunos, como você, dedicados e empenhados em aprender além da Medicina. Afinal, o médico que só sabe medicina, nem medicina sabe.
Espero que as suas recentes férias tenham lhe possibilitado à leitura de "Maquis", merecendo a sua apreciação e enlevo com a obra.
Abraços,

Marcelo Gurgel

 

Free Blog Counter
Poker Blog