sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O PARTIDO ANTROPOFÁGICO



Por Carlos Chagas
José Dirceu, em recente artigo, acusa a imprensa e as oposições de pretenderem desconstruir o PT. Com todo o respeito às agruras do ex-ministro e deixando que PSDB e penduricalhos respondam por eles, vale registrar a injustiça praticada contra a mídia. Não somos nós que erodimos o PT: é o  partido que se desconstroi.
Quando fundado, vinte e três anos atrás, o PT entusiasmou meio mundo. Seria uma legenda diferente,  despojada dos vícios que caracterizavam o quadro partidário, empenhada na construção de um país novo.
Não apenas os trabalhadores e os jovens aderiram.  Houve grande adesão à proposta nos planos filosófico e ideológico. A chamada intelectualidade aplaudiu a promessa de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária. Relevou-se, até, certo desconforto diante do sectarismo de alguns dos fundadores.
O diabo é que o  radicalismo  foi crescendo até a imposição de um comportamento automático a todos os companheiros. Diretrizes viraram ucasses.   Começaram as expulsões e as defecções. Estas,  até, em maior número. O que era para ser um fórum de debates virou um batalhão em ordem unida. Qualquer passo errado significava desligamento. A Igreja pediu para sair, cientistas, escritores e profissionais liberais escafederam-se, em grande parte. Parlamentares, também. Em nome da pureza dogmática sufocaram as divergências e as discussões. 
Adiantou muito pouco o PT fatiar-se em grupos variados. Todos são obrigados a reger a mesma partitura, deixando a impressão de que se dividiram apenas para cuidar do espólio, depois de  alcançarem  o poder.
Assim, dr. Dirceu, não somos nós, da imprensa, a desconstruir o PT. É o próprio partido, cultor do Manifesto Antropofágico.
 LIÇÕES DE GRACILIANO
O inesquecível  Graciliano escreveu certa vez: “há tanta gente tentando salvar o país que só por milagre deixarão de acabar com ele...”
Fonte: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=58409

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog