terça-feira, 7 de maio de 2013

A XV BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA



A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizará, nos dias 9 e 10 de maio de 2013, a sua XV Bienal, encontro de natureza científica e cultural da maior relevância para a Medicina cearense, que tem o Prof. José Vieira Magalhães, como seu Presidente de Honra, e o sanitarista e escritor Rodolfo Marcos Teófilo, como Patrono. O programa científico será desenvolvido no Hotel Sonata de Iracema, situado em Fortaleza, na Av. Beira Mar, 848, e está aberto a médicos e estudantes de Medicina, inscritos antecipadamente.
A Comissão Executiva da bienal, composta pelos acadêmicos Vladimir Távora Fontoura Cruz, Antônio Carlile de Holanda Lavor, José Henrique Leal Cardoso, José Iran Carvalho Rabelo, Manassés Claudino Fonteles, Manoel Odorico de Moraes Filho, Sérgio Gomes de Matos e João Pompeu Lopes Randal, respectivamente, sob a presidência do primeiro e a supervisão do último dos mencionados, traçou cuidadosa programação, como se arrola a seguir.
No dia 9 de maio, quinta-feira, logo após a Solenidade de Abertura, às 8h30min, acontecerá a Conferência Magistral “Qualidade dos medicamentos comercializados no Brasil”, a ser proferida pelo Acad. Prof. Dr. Gilberto de Nucci, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da USP e da Unicamp. Às 9h50, haverá uma outra Conferência, cujo tema: “Controle de qualidade da matéria prima dos medicamentos comercializados no Brasil”, ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Aparício Brites Funck, professor da UFRGS e da PUC-RS. Em seguida, os temas discorridos serão objeto de debates, com a audiência, encerrando a programação da manhã.
Na parte da tarde, com início às 14h, está definida a Conferência: “Regulamentação, vigilância e eficácia dos medicamentos fabricados no Brasil”, a ser pronunciada pelo Dr. Paulo Marcelo Lima Accioly, técnico da ANVISA, à qual se seguirão debates com o público. Às 16h10min, ocorrerá a Mesa Redonda: “Visão do especialista”, moderada pelo Acad. José Iran Carvalho Rabelo, tendo por temas e como relatores os seguintes: Intensivista: Dr. Henrique Jorge Maia Costa, Oncologista: Dr. Ronaldo A. Ribeiro e Anestesiologista: Dra. Mary Romero, que serão secundados por debates.
No dia 10 de maio, sexta-feira, das 8h às 10h, estão agendadas duas Conferências: uma intitulada “A indústria farmacêutica no Brasil”, sob encargo de um representante da ABIFARMA, e outra sobre “Medicamentos genéricos, similares e manipulados”, a cargo do Dr. Luiz Henrique Melo, as quais serão sequenciadas por discussão, com o público presente. Às 10h30, o Acad. Manassés Claudino Fonteles fará a Conferência de Encerramento: “A problemática dos produtos terapêuticos no Brasil: a fitoterapia da caatinga.
Para conclusão do evento, após o almoço, a Diretoria da ACM e os membros da Comissão Científica da Bienal elaborarão a proposta de uma publicação sobre a temática abordada, oficialmente dada a conhecer, pela Academia Cearense de Medicina, a ser enviada para: CFM, AMC, ACO, SIMEC, ACF, SESA, SMS, Imprensa, Ministério Público, bem como Faculdades de Medicina, de Odontologia e de Farmácia.
À noite desse mesmo dia, às 20 horas, será a vez da Sessão Solene de Encerramento no Auditório Castelo Branco da Reitoria da UFC, momento em que serão concedidos títulos de membros honorários In Memoriam aos inesquecíveis médicos Bolívar Bastos Gonçalves e Eduíno França Barreira. Como fechamento da bienal, será servido aos convidados um Coquetel nos Jardins da Reitoria.
Maiores informações sobre a XIII Bienal, podem ser obtidas na ACM (Tel.: 3223-2782) e pelo e-mail: reunir@mcanet.com.br.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
* Publicado In: Jornal do Médico em Revista

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog