sexta-feira, 3 de maio de 2013

MOZART: a biografia de um ídolo



José Luciano Sidney Marques
"Mozart teve a carreira pontilhada de altos e baixos por compartilhar o prazer de jogar com o prazer da boemia"
A escassa literatura sobre o futebol cearense está enriquecida com o lançamento do livro “Mozart - Uma trajetória inquieta no futebol”, do escritor Saraiva Júnior. Trata-se de uma biografia do extraordinário jogador e maior ídolo do Fortaleza Esporte Clube. O autor é conhecido por suas crônicas publicadas nos jornais O POVO e Diário do Nordeste, além do livro “O olhar dos humilhados”, entre outros. Com a leveza de sua pena e a perspicácia do pesquisador, ele nos brinda agora com um livro de narrativa intensa, minuciosa, bem humorada e abrangente sobre a trajetória daquele que, para muitos, foi o maior jogador do futebol cearense de todos os tempos.
O autor desvenda lances da vida profissional e extracampo do craque. Mozart teve a carreira pontilhada de altos e baixos por compartilhar o prazer de jogar com o prazer da boemia. Ao longo da história, o escritor apresenta o contexto político, econômico, social e cultural que predominou no decurso da carreira do desportista.
As peripécias do craque têm início em 1949, quando, ainda menino, foi protagonista de uma cena inusitada por ocasião do jogo Fortaleza e Vasco da Gama. O pequeno Mozart, com aproximadamente nove anos, silenciou o Presidente Vargas ao adentrar o gramado com uma bola embaixo do braço, colocá-la na marca do pênalti e, com pose de jogador profissional, chutar no ângulo esquerdo, fora do alcance do famoso goleiro Barbosa, titular da seleção brasileira. O fato fez vibrar a numerosa torcida ali presente.
Sua notável trajetória futebolística se estende do dourado 1956, quando assinou o primeiro contrato com o Fortaleza Esporte Clube, ao plúmbeo 1971, após receber a contragosto o conselho do treinador Carlos Castilho para que encerasse a carreira de jogador enquanto estava “por cima”.
Teve excelente passagem pelo Clube Náutico Capibaribe, em que foi vice-artilheiro em 1957; algumas boas atuações pelo Fluminense Futebol Clube, do Rio de Janeiro, em 1958; grande participação na seleção cearense de 1962; notável desempenho no América Football Club, de Fortaleza, em 1964, e no Fortaleza Esporte Clube, onde se sagrou campeão em 1965 e 1969; destacada atuação na Taça do Brasil em 1969, pelo Fortaleza, em que se tornou vice-campeão. Todavia, o lado boêmio do atleta o castigou, quando pertencia ao Fluminense, não permitindo que alçasse voos mais altos.
Diante de uma história marcante e de uma identidade tão intensa com o time leonino, a família tricolor está na obrigação de erguer um busto na sede administrativa do clube, para que a memória de Mozart seja reverenciada pelas futuras gerações de torcedores leoninos. Assim tem feito o talentoso escritor Saraiva Júnior, ao registrar a história dessa figura inesquecível, com o livro Mozart - Uma trajetória inquieta no futebol.
(*)Médico formado em 1977 pela UFC
* Publicado In: O Povo, Opinião, de 26/4/13.
Em tempo: por solicitação do colega Luciano Marques, caberá a mim fazer a apresentação do autor e da obra.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog