segunda-feira, 26 de agosto de 2013

APRESENTAÇÃO DE ESTÓRIAS ESCULAPIANAS





Marcelo Gurgel, além de médico, economista, professor universitário, polígrafo, doutor em Saúde Pública e pós-doutor em Economia da Saúde, ainda encontra tempo e razões para se dedicar ao exercício da literatura. Isso não nos surpreende, porquanto sabemos que, desde os primórdios dos tempos, Medicina e Arte se complementam e interagem na busca da beleza e da perfeição. Ambas se imbricam no interesse pela vida e na inquietação do ser humano. Hipócrates já defendia essa verdade, asseverando que a medicina, assim como a literatura, constitui-se uma arte, por envolver sempre três atores: o médico, o paciente e a doença.
Marcelo Gurgel faz parte desse privilegiado grupo, em que se misturam, harmoniosamente, o homem médico – aquele que convive com a realidade inerente à natureza humana: as doenças que põem em risco a vida; a morte, sempre a “indesejada das gentes”, em seus letais momentos, inexoravelmente a nos sugar; a loucura, o sofrimento, a angústia; o milagre do nascimento, tudo isso suscitando sentimentos, – e o homem artista, aquele que, reinventando a vida, recria um mundo em que podem conviver o bem e o mal, o louco e o sábio, o amor e o ódio, cada qual desempenhando o seu papel no teatro da vida, e, através da “arte verbal, passa a comunicar experiências inefáveis”.
Nas lides acadêmicas, Marcelo é sócio titular da Academia de Medicina e da Academia Brasileira de Médicos Escritores. É membro da SOBRAMES-CE (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) e da Sociedade Médica São Lucas, afora outras instituições culturais. E, agora, vem engrossar as fileiras do conto cearense com Estórias Esculapianas, livro agraciado com o “Prêmio Literário Para Autor Cearense”, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e que enfeixa contos, recriados no dia-a-dia médico. São estórias, ora envolvendo o esculápio, ora o próprio paciente, em situações engraçadas, narradas com leveza, correção, personalidade e, sobretudo, com o conhecimento técnico de quem é sabedor dos meandros da narrativa.
Homem de mente privilegiada, dono de vastos conhecimentos, tanto no plano científico, como no literário, já tendo publicações nos gêneros: crônica, conto, ensaio literário, memorialismo, discurso, romance e teatro, nesse seu livro busca interpretar a trajetória do ser em sua real condição humana, com suas dores, angústias, medos, sem deixar de ver o lado cômico da vida, intercambiando experiências. Atentemos, também, ao fato de que o médico e professor Marcelo Gurgel corrobora que escreve como uma forma de libertação e de superação desses elementos existencialistas adversos, imprimindo no leitor uma procura de paz e harmonia, manejando tão bem a linguagem, os diálogos, a nos mostrar o poder encantatório de dar às suas personagens de papel o sopro de vida. E, para modelar esta existência sofrida, introduz em suas narrativas uma receita espetacular: o hilário, o cômico que transmutam e transfiguram nosso humor.
Desse modo, Marcelo Gurgel busca aproximar medicina e literatura, porque esta o leva a imergir a águas mais profundas, de onde vem à tona mais humano, mais livre e mais revigorado.
Obrigada.
Giselda Medeiros
Da Academia Cearense de Letras
23/8/2013

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog