sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DESISTA OU SORRIA




Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
'Desista!' É o titulo de uma parábola batizada pelo autor, Kafka, inicialmente de “Um Comentário”, mas que terminou mesmo como Desista! Considerada como obra tardia e uma das mais enigmáticas desse escritor judeu. Para que se possa entendê-la, este escriba acha necessário reproduzir a íntegra da parábola:
Era de manhã muito cedo, as ruas limpas e desertas, eu a caminho da estação. Comparei o relógio da torre com o meu e vi que era muito mais tarde do que eu pensava. Precisava me apressar. O choque dessa descoberta me fez hesitar quanto ao caminho a seguir: não conhecia bem a cidade. Felizmente vi um policial, corri para ele e, ofegante, perguntei-lhe qual o caminho da estação.
Ele sorriu e disse: - Está me perguntando qual o caminho?
- Sim, - respondi - pois não consigo achá-lo.
- Desista! Desista! - disse ele e, com um movimento brusco, voltou-se como se quisesse ficar sozinho com o próprio riso”.
A importância desse misterioso texto é o atraso que conduz à desorientação espacial. Tempo e espaço estão relacionado de uma maneira oculta e um desconhece a existência do outro, muito embora sejam dependentes. O medo do Homem (EU) se perde no ridículo do inusitado de pedir socorro ao guarda (o Poder da Autoridade constituída). O Eu não deseja mais do que uma orientação.
O que me conduz à interpretação do ridículo da esperança, atrapalhada e ansiosa por encontrar na autoridade delegada - orientação. Ou como fazer para não chegar atrasado à estação. O que fica congelado é o riso do guarda. O homem planeja e Deus sorri é o que dizem por aí. Mas, o que significa aquele sorriso? A pergunta permanece dentro de mim.
Enquanto isso, o atrasado sorri com o guarda, com a cultivada cautela de lagartixa, para não irritá-lo. A autoridade é como uma gaiola à procura de um pássaro.
Sorria para não ouvir “esteja preso".
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog