terça-feira, 23 de setembro de 2014

LUTO POR OTONI CARDOSO DO VALE


Faleceu na manhã de ontem (22/09/14), aos 67 anos, o Dr. Otoni Cardoso do Vale, professor associado IV de Neurologia do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ingressou na UFC, como o 1º lugar no vestibular para a Medicina, em 1966, concluindo o curso em 1971, com destaque por sua inteligência e dedicação aos estudos.
Fez Residência Médica em Neurologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, complementada por especialização Oto-Neuro-Oftalmologia, na PUC-Rio, e em Eletromiografia e Potenciais Evocados, na Universidade de Louvain, na Bélgica.
Cursou o doutorado em Farmacologia, na UFC, encerrado em 2000, com a defesa da tese “Avaliação eletrofisiológica da ação dos antioxidantes glutation e ácido alfalipóico em um modelo animal de isquemia cerebral”, sob a orientação do Prof. Dr. Manassés Claudino Fonteles.
Otoni era também pesquisador com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: EEG, isquemia cerebral e eugenol. Publicou 22 artigos científicos e um capítulo de livro.
Nascido há 67 anos, em Dix-sept, no Rio Grande do Norte, após a sua especialização, retornou ao Ceará, para exercer a Medicina. Assistia seus pacientes particulares e conveniados em sua Neuroclínica e no Hospital São Carlos.
Ele foi colega de turma do meu irmão Paulo Gurgel na UFC, sendo Otoni reconhecido por sua simplicidade e por lutar, com obstinação, para superar as dificuldades para estudar e se manter sozinho, longe de seus familiares, lecionando em cursinho preparatório ao vestibular.
Convivi com ele, quando da organização do Congresso Brasileiro de Neurologia, realizado em Fortaleza, sob a presidência do Dr. Vicente Leitão.
Nossos fortuitos encontros eram sempre muito afáveis; guardarei boas lembranças dele.
O corpo de Otoni está sendo velado na Funerária Aethernus (Rua Padre Valdevino, 1.688, Aldeota). O enterro será nesta terça-feira (23/09/14), às 9h, no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitscheck, 4.454, Passaré).
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog