sábado, 13 de fevereiro de 2016

QUARESMA E MISERICÓRDIA


QUARESMA E MISERICÓRDIA

Por Padre Rafhael Silva Maciel (*)
Iniciamos o Tempo da Quaresma, com uma motivação a mais neste ano, porque estamos vivendo o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Certamente, ao tocar nesse tema da misericórdia, a Quaresma torna-se período mais que favorável para a meditação sobre a Misericórdia Divina e sua ação poderosa no coração dos fiéis.
Abrimos a Quaresma pensando sobre a condição humana, passageira e frágil.
A celebração da imposição das Cinzas recorda exatamente essa condição existencial, como se fôssemos barro, pó. Ou como se fôssemos uma flor que, ao vento mais forte, é levada e morre.
Neste início de Quaresma, escutamos o Apóstolo São Paulo bradar aos Coríntios: “Deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20). Esse é o apelo do Apóstolo, que faz eco ao desejo mais profundo do Coração de Deus.
Na sua homilia desta Quarta-feira de Cinzas, o papa Francisco explicava essa passagem bíblica dizendo que “não é simplesmente um bom conselho paterno e nem menos apenas uma sugestão; é uma verdadeira súplica em nome de Cristo (...). Por que um apelo assim solene e firme? Porque Cristo sabe o quanto somos frágeis e pecadores, conhece a fraqueza do nosso coração; o vê ferido pelo mal que cometemos e pronto; sabe o quanto necessitamos de perdão, sabe que nos fará bem sentirmo-nos amados para realizar o bem”.
Portanto, será bom que tenhamos em conta, após esse apelo de conversão, o que diz o profeta Isaías, “então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia” (Is. 58,9-10). Sim, no meio de uma sociedade sem escrúpulos e que vai se afastando da moralidade e das virtudes necessárias para uma vida digna, esse é conselho do profeta.
Com tudo isso dito, penso que teremos muito para nosso exame de consciência já desde o início da Quaresma deste Ano da Misericórdia, instaurado pelo papa Francisco.
(*) Reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza e missionário da Misericórdia
Fonte: O Povo, de 12/02/2016. Opinião. p.8.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog