segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Notícia é Aquilo que Você Ainda não Sabe? (Propaganda)


Meraldo Zisman (*)
Médico-Psicoterapeuta
Notícia é aquilo que você ainda não sabe’ (?) é uma das chamadas de um canal de TV paga que costumo sintonizar. Quando ela aparece fico pensando na autenticidade dessa mensagem. Não sei se a pessoa, na hora da morte, vê em poucos instantes, como um flash, a exposição de toda a sua vida. Sei que quando acontece alguma catástrofe reflito sobre a insignificância da maioria das minhas pequenas preocupações do dia a dia.  Foi isso que aconteceu comigo quando foi noticiado o desastre com um avião de passageiros da companhia alemã German Wings. Chocou-se contra uma montanha dos Alpes franceses.
Não me espantou a intensidade da cobertura midiática, considerando-se o local da ocorrência. Acredito que, caso o mesmo número de pessoas tivesse perecido em um lugar menos midiático, a notícia rendesse tanto tempo/espaço nos meios de comunicação. O número de vítimas foi grande, pereceram 150 seres humanos. Pouco importa a causa do acidente: terrorismo, erro humano, falha técnica, condições atmosféricas desfavoráveis ou preço mais barato da passagem.
O que me espantou foi o assombro exagerado das autoridades aeronáuticas, dos peritos, das companhias aéreas, dos especialistas do ramo na suposição (difícil de provar) da causa do desastre: o distúrbio psiquiátrico de um dos tripulantes teria provocado o acidente. O copiloto trancou-se na cabine de comando quando o piloto foi atender a necessidades fisiológicas e deliberadamente (suicídio) jogou a aeronave contra a montanha.
Como leigo em aviação não sei como os peritos poderão garantir essa hipótese. O medo de avião é um dos maiores fantasmas da espécie humana e quando voamos ficamos mais perto das mãos de Deus. O medo de voar é atávico. Uns se adaptam, outros nem tanto. Não sei se o motivo foi arranjado para resguardar prejuízos empresariais. Noticiou-se que oito casos semelhantes já aconteceram. O copiloto sofria de doença mental, e por aí seguem as explicações.... Filosofias à parte, no caso deste suicídio-assassinato o fato é que 149 pessoas saíram desta pela vontade de um só mortal.
A minha pergunta é: será que a notícia do suicida como causador do desastre é mais simpática para o Mercado? Que a tecnologia de ponta, os avanços científicos e outros blábláblás nos fizeram esquecer que pode haver falha humana? Ou será que nossa vaidade e confiança científica é tamanha que esquecemos a verdade que todos somos mortais e se a morte é aquilo que todo mundo sabe, como que ela sempre vira notícia, ao contrário dos nascimentos?
O que sei é que os maiores triunfos da propaganda não foram obtidos fazendo alguma coisa, mas deixando de fazê-la. A verdade é ampla, mais ainda maior, de um ponto de vista objetivo, é o silêncio acerca da verdade.
***
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog