quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MÁRCIA ALCÂNTARA: bons ares na Academia Cearense de Medicina



Márcia Alcântara Holanda, nascida em Fortaleza, em 20/02/1942, filha de Mário Cunha Alcântara e Maria Cavalcante, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1966. Concluiu residência médica em Pneumologia no Hospital Municipal João Elísio de Holanda, em 1968, e mestrado em Saúde Pública da UFC, em 1999.
Sua vida profissional transcorreu, notadamente, no Hospital de Messejana Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, onde atuou na assistência, na gestão e na docência.
Nessa unidade hospitalar, ocupou as seguintes funções: Assistente de Gabinete do Diretor, Chefe de Sessão de Pacientes Externos, Chefe do Setor de Emergência, Substituta do Chefe de Tisiopneumologia, Chefe da Unidade de Internamento de Pneumologia e Chefe da Clínica Tisiopneumologia.
Sua atividade de ensino ficou patente no trabalho que desenvolveu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, como Secretária, Vice-Presidente e Presidente, na Residência Médica. Exerceu a preceptoria de Residência Médica de Pneumologia no Hospital de Messejana durante cinco lustros, cuja coordenação assumiu por cerca de quinze anos.
Realizou o I Encontro Brasileiro sobre Asma; criou e coordenou quatro encontros Norte/Nordeste sobre Asma; desenvolveu o Programa de Atenção Integral à Criança e Adolescente com Asma de Fortaleza.
Participou ativamente de dezenas de eventos científicos, nos quais apresentou 34 trabalhos de sua autoria ou coautoria. Por meio de crônicas, publica artigos de opinião e de divulgação científica em jornais cearenses de grande circulação.
Ganhou o II Prêmio Nacional de Pneumologia, conferido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, em 1998, com o trabalho: “Silicose em cavadores de poços: da descoberta ao controle”.
Possui os Títulos de Especialista em: Pediatria, Pneumologia e Tisiologia. Presidiu a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, em duas gestões. Foi presidente da Comissão de Doenças Ocupacionais e coordenadora da Comissão de Pneumopatias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Atualmente, é presidente da Comissão de Asma da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia e consultora do Programa de Controle da Asma do Hospital de Messejana.
Foi empossada em 29/04/2016 na Academia Cearense de Medicina, na Cadeira 67, patroneada pelo Prof. José Edísio da Silva Tavares.
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina – Cad. 18
* Publicado In: Jornal do Médico em Revista, 12(76): 26, setembro-outubro de 2016. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog