quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

120 x 80


Weiber Xavier (*)
Este era o número há bem pouco tempo considerado ideal para a pressão arterial. No final do ano passado, após uma nova diretriz da American Heart Association os valores mudaram e a ideia é que o indivíduo tenha sua pressão controlada mais precocemente e, dessa forma, possa prevenir as complicações associadas à pressão elevada ou hipertensão arterial, uma doença que mata silenciosamente e está associada a um risco aumentado de um ataque cardíaco por infarto do miocárdio, doença vascular cerebral (derrame ou “AVC”) ou insuficiência renal terminal, dentre outras complicações potencialmente graves.
É muito importante verificar a PA (Pressão Arterial) de maneira apropriada e saber os seus valores de forma correta, para que com o diagnóstico preciso possam ser tomadas as devidas medidas. Há a preocupante banalização da medida da PA de forma errônea, apressada e, essa medida imprecisa, pode levar a sérios prejuízos em alguns pacientes. Os aparelhos para medir a PA precisam estar devidamente calibrados e pelo menos duas medidas em duas diferentes ocasiões precisam ser realizadas a fim de se minimizar o erro e ter-se uma estimativa da pressão arterial mais acurada, evitando-se assim taxar a pessoa de hipertensa de maneira equivocada.
Ter a sua pressão arterial controlada não obrigatoriamente necessita do uso de medicamentos, a mudança de hábitos pode ajudar como: alimentar-se com restrição de sal e gordura saturada, mais rica em potássio, frutas, legumes e grãos, exercício físico regular, diminuir a ingestão de álcool, manter o peso adequado, evitar o cigarro, manejar o estresse excessivo, controlar o colesterol elevado e o diabetes mellitus.
Considera-se normal uma PA <120 120-129="" 130-139="" 1="" 2="" 80-89="" e="" elevada="" est="" gio="" hg.="" hg="" hipertens="" mm="" o="" ou="" pa:="" pa="" span="" uma="">
Estima-se que cerca de 25% da população brasileira possa ter hipertensão arterial, com os “novos” critérios esse número pode ser ainda maior, por isso é preciso estar atento e verificar os valores da sua pressão arterial,120 por 80 não caracteriza que você seja hipertenso mas certamente é um número que precisa ser observado e melhorado.
(*) Médico e professor de Medicina.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 31/1/2018. Opinião. p.22.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog