sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Uece recebe visita de uma das primeiras alunas da Escola de Enfermagem




O Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará (Nudhimen) e o Laboratório de Educação, História e Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberam, na manhã desta quarta-feira (21/02), a visita da irmã Ana Martins Duarte - hoje com 93 anos -, da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Ela foi, entre os anos de 1950 e 1954, aluna da Escola de Enfermagem mantida pela Congregação.
Criada em 1943, a instituição era a primeira no ensino de Enfermagem no Nordeste e a terceira no País. Em 1975, a Escola foi incorporada, junto com outras unidades e faculdades, à Uece, onde permanece até os dias atuais.
"Eu já tinha a inclinação para isso (enfermagem). Desde criança, era eu que fazia meus curativos. A coisa que mais me realizou foi ser enfermeira", comentou irmã Ana, ao lembrar os tempos em que atuou na Santa Casa de Misericórdia, na Assistência Municipal (hoje Instituto Doutor José Frota) e no Hospital da Polícia Militar, além do trabalho em unidades de saúde em Baturité.
Durante a visita, a freira também contribuiu com o acervo do Núcleo, com a doação de diploma, fotos e entrevistas sob a guarda dela, além de narrar sobre o período em que fez parte da Escola.
De acordo com a professora Silvia Nóbrega, diretora do Laboratório de Educação, História e Saúde Coletiva da Uece e coordenadora do Nudhimen, o Núcleo "recupera esse passado recente do ensino de enfermagem no Ceará" - entre os anos de 1943 a 1975. O objetivo do espaço é ser um local de "guarda, aquisição, preservação, socialização, mas também um espaço de pesquisa e formação."
Apesar de já possuir materiais e equipamentos em exposição, o Núcleo será oficialmente inaugurado em maio deste ano, durante as comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem, além de celebrar os 75 anos do ensino de Enfermagem no Ceará. O Nudhimen está localizado no campus Itaperi e é gerenciado por meio de parceria entre a Uece e a Academia Cearense de Enfermagem (Acen).
Participaram também da visita a vice-coordenadora do curso de Enfermagem da Uece, Saiwori Bezerra dos Anjos; a professora da graduação e pós-graduação em Enfermagem da Uece, Veraci Oliveira Queiroz; a presidente da Acen e professora aposentada da Uece, Eucléa Gomes Vale; a enfermeira e auditora da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Maria Sueuda Costa; a professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Dalva Santos Alves; a aluna de mestrado Sarlene Gomes de Souza; e a secretária do Núcleo, Silvana Monteiro Nóbrega.
Mais informações sobre o Nudhimen podem ser obtidas pelo telefone: (85) 3101 9809.
Fonte: Uece/ Assessoria de Comunicação, de 22/02/2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog