terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

IME, centro de excelência

Por Affonso Taboza (*)
Nos primeiros meses do ano, os colégios particulares de Fortaleza costumam desenvolver intensa campanha publicitária, com vistas à conquista de novos alunos. Porfiam entre si mostrando, com resultados, a eficaz preparação de seu corpo discente. Como prova de superioridade, usam a quantidade e a qualidade de aprovações que conseguem no Enem e nos vestibulares Brasil afora. Glória maior é poder exibir como troféu aprovações no ITA e no IME, escolas de Engenharia pertencentes, respectivamente, à Força Aérea e ao Exército, conhecidas pelo alto grau de complexidade e dificuldade de seus vestibulares.
Qual a força destas duas instituições? Ora, o nível de excelência que alcançaram, graças à seriedade com que são conduzidas, o que é muito próprio das escolas militares.
O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) foi criado em 1945. Nasceu dentro do IME, a partir do Curso de Engenharia Aeronáutica, onde se formou engenheiro aeronáutico o seu ilustre idealizador, o Tenente Coronel Aviador do Exército Casimiro Montenegro Filho. Graças à visão e à persistência desse ilustre cearense, que atingiu o posto de Marechal do Ar, o ITA e o CTA (Centro Técnico Aeroespacial), formam um núcleo de excelência em engenharia na FAB. A partir da criação do ITA na jurisdição do Ministério da Aeronáutica, o IME deixou de formar engenheiros aeronáuticos.
O IME foi a primeira escola de engenharia do Brasil. Suas origens remontam aos idos de 1792, quando Dona Maria I, Rainha de Portugal, decidiu que aqui se deviam qualificar pessoas para construir fortificações. E decretou a criação, na cidade do Rio de Janeiro, da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Ao longo dos anos, várias mudanças de nome e sede aconteceram: Escola de Engenharia Militar, Instituto Militar de Tecnologia, Escola Técnica do Exército e, por fim, desde 1959, Instituto Militar de Engenharia.
IME e ITA têm, pois, o mesmo DNA, na condição de pai e filho. Já ouvi pessoas definindo o IME como sendo o ITA do Exército.
Desde 1942 o IME ocupa excelentes instalações na Praia Vermelha, ao lado da estação do bondinho do Pão de Açúcar, um dos mais lindos pontos turísticos do Rio.
O IME se orgulha de ser o berço da Engenharia Nacional.
(*)Engenheiro civil e militar.
Fonte: O Povo, de 31/1/2018. Opinião. p.23.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog