domingo, 18 de fevereiro de 2018

QUE CÉU NÓS QUEREMOS?

Por Erasmo Miessa Ruiz (*)
Certa feita ouvi duas crianças conversando numa sala de espera de consultório pediátrico. Deveriam ter entre cinco e seis anos. O tema era a morte.
- Meu cachorrinho morreu.
- Você ficou triste?
- Eu fiquei sim. Mas ele foi pro céu.
- Mas como ele saiu voando se ele estava morto?
- Não, não foi assim, foi a alma dele, uma coisa que vivia dentro dele e que foi embora quando ele morreu.
- Ah, minha mãe já me falou dessa história de alma. Acontece a mesma coisa com a gente, sabia?
- Eu sei. E quando a gente morrer vamos pro céu.
- Sério? Então vamos contar estrelas?
- Talvez, mas é como se a gente tivesse em outro lugar.
- E o que vai ter nesse lugar?
- Não me falaram sobre isso. Mas eu acho que vai ter tudo o que tem aqui.
- Tudo? Ah, tudo eu não quero.
- Por que?
- Eu não quero ter que levantar cedinho pra ir na escola. É muito chato. Também não quero tomar injeção nem ter que ir na casa da minha avó antes de ir no Shopping.
- Nossa, será que vai ter escola no Céu?
- Se disseram pra você que vai ter tudo o que tem aqui....
- Olha, esse negócio de morrer não é legal. Se esse céu tiver tudo que tem aqui, vai continuar também as coisas ruins. Eu não quero não!
- É simples resolver então.
- O que a gente vai fazer?
- Ora, é só não morrer e pronto. Esse lugar a gente conhece, vai saber se o céu é pior.
Ainda meio tonto pelo diálogo, fomos chamados para a consulta do meu filho. Enquanto discutia com o médico os sintomas de uma presumível virose, fiquei martelando o cérebro sobre aquela conversa toda. lembrei-me então do poema "Morte Absoluta" de Manoel Bandeira que nos ilustra as muitas mortes que podemos ter.
Lá pela metade do poema, ele nos afronta com a dúvida sobre o céu:
"Morrer sem deixar porventura uma alma errante...
A caminho do céu?
Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu?"
Já pensaram em responder a essa pergunta? As crianças encontraram uma resposta a partir de sua negação da morte, empoderadas que ainda estavam por verem na morte algo que pode ser objetivamente controlado.
Mas nós adultos nos deparamos com nossa verdade misteriosa. Não há como contornar a morte. Então, o que virá? O nada? Um lugar pior ou melhor do que esse? Se existir um algo que podemos pensar em chamar de céu, isso pode satisfazer o nosso sonho de céu como pergunta o poeta?
Um dia saberemos...ou não.
(*) Psicólogo. Professor da Universidade Estadual do Ceará. Diretor da Editora da Uece.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog