sábado, 28 de julho de 2018

SÃO LUCAS: médico de homens e de almas

São Lucas pintando a Virgem Maria

Lucas era grego nascido em ano desconhecido, na Antioquia, atual Síria, tendo vivido no Século I A.D.; ele foi contemporâneo de Jesus Cristo, mas não o conheceu pessoalmente.
Lucas foi o único dos apóstolos da Igreja primitiva que não era judeu, um gentio. Foi ele o autor do terceiro Evangelho, considerado o de redação mais apurada, o que condiz com a sua formação de médico, avalizada por sua elevada erudição. Uma prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada em seus escritos, pois, em certas passagens, segundo diversos autores, Lucas utiliza palavras que indicavam sua familiaridade com a linguagem médica do seu tempo.
A esse evangelista também é atribuída a feitura da maior parte dos Atos dos Apóstolos, o primeiro livro que vem na sequência dos quatro Evangelhos, igualmente redigido com fundamento em depoimentos de terceiros, porquanto, como já dito, não fora ele testemunha ocular dos feitos de Cristo em Sua passagem terrena.
De fato, Lucas conheceu o Senhor por meio dos primeiros seguidores de Cristo, tendo ele sido, no princípio, discípulo de apóstolos de Jerusalém e, depois, um dedicado discípulo de São Paulo.
Lucas, com efeito, não presenciou os fatos que descreveu em seu Evangelho (Lc 1, 2), afirmando no início de seu Livro que “estudou acuradamente os fatos, antes de escrever”. É São Lucas quem reconta mais detidamente os eventos ligados à infância de Jesus, desde a sua concepção até o tempo em que o Menino Jesus completou 12 anos, compondo a parte de seu Evangelho intitulada de “Evangelho da Infância”.
Lucas é também conhecido como o “Biógrafo da Virgem Maria”, porquanto existe uma tradição que especifica que ele colheu os fatos diretamente de conversas com Nossa Senhora, assunto fartamente explorado por Taylor Caldwell em sua monumental obra ficcional “Médico de Homens e de Almas”.
Uma antiga tradição cristã informa que São Lucas foi o primeiro artista a pintar a Virgem Maria e os apóstolos Pedro e Paulo, razão que o levou à condição de ser “o padroeiro dos pintores” e a ter seu nome em tantas associações de artistas.
Existem várias referências a São Lucas no Novo Testamento. A primeira delas está na carta que São Paulo escreveu a Filemon, versículo 24, citando Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, como seus cooperadores. Ele aparece também na carta de Paulo aos Colossenses 4, 14, que o denomina de “o Médico Amado”, quando envia a saudação deste aos destinatários de sua epístola. Lucas é mencionado ainda por Paulo, em 2 Timóteo 4, 11, ao referir “Somente Lucas está comigo”.
O livro dos Atos dos Apóstolos narra os acontecimentos do começo do cristianismo: a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos; as grandes viagens missionárias de São Paulo, que Lucas acompanhou; o primeiro concílio da Igreja, o “Concílio de Jerusalém”; e uma variedade de fatos ocorridos nos primórdios da Igreja.
Segundo uma tradição da Igreja cristã primitiva, depois da morte de São Paulo, martirizado em Roma, em 68 d.C., Lucas partiu como missionário a pregar o Evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália, Itália, Macedônia e Dalmácia, criando comunidades e formando discípulos, consoante aprendera com Paulo.
Um antigo documento, traduzido por São Jerônimo, narra que São Lucas foi martirizado em Patras, na Grécia, aos 84 anos de idade, por causa de sua pregação do Evangelho.
São Lucas permaneceu firme no Senhor até o fim de sua vida. Ele teria vivido solteiro, sem filhos, e seguido como médico atuante, no mesmo compasso da sua missão evangelizadora.
O evangelista e médico São Lucas, além de patrono dos pintores e dos médicos, é também reconhecido, por seu pioneirismo, como sendo o primeiro: historiador eclesiástico, hinologista cristão e pintor cristão.
A mais completa biografia brasileira sobre São Lucas foi produzida pelo cirurgião geral Eurico Branco Ribeiro, o fundador da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Sobrames Nacional, em 23/04/1965, na cidade de São Paulo. Em Médico, Pintor e Santo, obra publicada, em 1970, pela São Paulo Editora, Eurico Branco Ribeiro discorre sobre a vida desse evangelista médico, ao longo de quase setecentas páginas, distribuídas em quatro volumes: I – Argumento para uma tese; II – Antes e Depois do dia fatal; III – De autor a personagem; e IV - Religiosidade de São Lucas.
Além dessa robusta edição, Eurico Branco Ribeiro publicou outros livros relacionados a Lucas: O Livro que Lucas Não Escreveu; Lucas, o Médico Escravo; e Fui um dos Setentas, sendo esse derradeiro uma novela bíblica ficcional que narra a vida de Lucas e Maria Madalena, bem como a convivência que tiveram com Jesus.
A festa de São Lucas é comemorada em 18 de outubro, dia escolhido para se homenagearem os médicos. Segundo Eurico Branco Ribeiro, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “colégio dos filósofos e dos médicos”.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como “dia dos médicos” é comum a muitos países, dentre os quais, citam-se Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, além do Brasil, o qual teve o médico escritor Eurico Branco Ribeiro como o idealizador dessa data comemorativa, que perdura até o presente.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas
* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 14(109): 2-3, abril de 2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog